Conecte-se Conosco

Política

Prefeitura de BH veta homenagem a Olavo de Carvalho em nome de rua

Publicado

em

Filósofo que inspirou Bolsonaro, Olavo de Carvalho é reverenciado por apoiadores do ex-presidente - Créditos: Reprodução

Ex-parlamentar queria que referência a ‘guru’ bolsonarista em logradouro do Alto Caiçaras

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vetou a utilização do nome do filósofo Olavo de Carvalho para batizar uma rua da cidade. A ideia, aprovada por uma comissão da Câmara Municipal, era homenagear Olavo com a troca do nome da Rua Um, no Bairro Alto Caiçaras, na Região Noroeste da capital mineira. O veto à proposta consta na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Município (DOM). Com informações de Itatiaia.

O pedido de homenagem ao filósofo tido como “guru” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) partiu do ex-vereador Uner Augusto, do PRTB. Ao barrar a troca, Fuad afirmou que, no início do mês, o poder Executivo municipal recebeu abaixo-assinado em que moradores se mostram contrários à alteração no logradouro.

“Para a modificação de nome de logradouro público e de passagem, o projeto de lei deve ser instruído com abaixo-assinado firmado por, pelo menos, 60% (sessenta por cento) dos moradores do próprio público a ser renomeado acompanhado de cópia de comprovante de residência dos subscritores”, lê-se em trecho da justificativa escrita pelo prefeito para basear o veto.

Ainda segundo o poder público municipal, não há aprovação para o parcelamento do solo da área. O parcelamento do solo consiste na divisão do território em unidades diferentes — no caso de um bairro, sua divisão em ruas.

Olavo de Carvalho morava nos Estados Unidos da América (EUA) e morreu no início do ano passado. Ao solicitar a mudança no nome da rua, Uner Augusto afirmou que o filósofo merece homenagens do tipo por causa de sua trajetória.

“Até o momento, o Professor Olavo de Carvalho não teve seu nome homenageado por nenhum logradouro público na capital mineira, o que não deveria permanecer acontecendo, dada a sua imensa contribuição para a intelectualidade brasileira”, defendeu.

Apesar do veto, os vereadores têm a prerrogativa de reverter a decisão do prefeito caso essa seja a vontade da maioria dos parlamentares.

Troca em nome de viaduto chegou a ser pedida

Ainda neste ano, a vereadora Flávia Borja (PP) tentou emplacar projeto que trocava, para Olavo de Carvalho, o nome do Viaduto Helena Greco. A proposta, contudo, acabou arquivada.

O elevado que leva o nome de Helena Greco foi inicialmente batizado em menção ao ditador Humberto Castello Branco.

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política