Carmo do Cajuru
Prefeitura atua para dar suporte à população de Carmo do Cajuru após chuva intensa
A exemplo de outras cidades da região Centro-Oeste, Carmo do Cajuru também foi atingida por forte chuva no fim da tarde de ontem, 14. De acordo com a Defesa Civil da cidade, em cerca de 60 minutos, choveu de 42 a 46 milímetros. Esse volume de chuva, que atingiu todas as regiões de Cajuru, não era registra há pelo menos dois anos.
Desde a tarde de ontem a Secretaria de Obras e Defesa Civil, sob a coordenação do prefeito Vinicius Camargos, tem percorrido as áreas atingidas. Foram, ao menos, três ocorrências como a da queda de parte do muro a Escola Municipal Princesa Isabel, que atingiu dois muros de outros imóveis. Não houve vítimas ou danos estruturais nas residências.
No bairro Jardim Alvorada, uma família foi atendida depois que a calha, no telhado da casa, não aquentar o volume de chuva. Os moradores foram orientados e não houve a necessidade de serem removidos do imóvel.
Ocorreram pontos de alagamento, o principal deles, foi registrado no trecho que liga o bairro Bonfim com a região central da cidade próximo ao ribeirão do Empanturrado. Com o fim da chuva toda a situação foi normalizada.
Na manhã de hoje, Obras e Defesa Civil seguem fazendo vistorias. Homens e máquinas da Prefeitura auxiliam na limpeza dos pontos mais atingidos pela chuva e nos imóveis que ocorreram queda de muro. Em Carmo do Cajuru não foi registrado ocorrência com desalojados, desabrigados ou de queda de árvores por decorrência da chuva.
Alerta
Ainda segundo a Defesa Civil do Município, chuvas mais volumosas estão previstas até o dia 25 de janeiro. A orientação é que na ocorrência de chuva forte a população procure abrigo seguro, evite transitar – a pé ou em veículo – na enxurrada ou em áreas de inundação. Em caso de necessidade, o telefone de Plantão da Defesa Civil é o (37) 9 8413-1487.
Outro alerta importante é referente ao lixo posto, de forma irregular, nas vias públicas que podem obstruir valas e bueiros provocando transbordamentos que chegam a alagar ruas e imóveis, causando outros danos graves a população.
Para evitar estes incidentes, a Defesa Civil de Carmo do Cajuru solicita a colaboração de todos e orienta para que seja feito o descarte do lixo doméstico de forma correta e consciente, deixando-os sempre em locais apropriados, como lixeiras ou lugares alto, pouco tempo antes da coleta pública de acordo com o cronograma em cada bairro da cidade, distritos e zona rural.
Fake News
É necessário que a população fique atenta aos alertas de chuvas intensas emitidos por órgãos oficiais como Prefeitura, Defesa Civil, Cemig e Governo Estadual. A propagação de notícias falsas – como a verificada ontem em grupos de WhatsApp de Cajuru de que a Barragem da Cemig tinha rompido – é um desserviço à sociedade e só serve para gerar pânico entre as pessoas. A vazão de água nas comportas da Barragem é verificada diariamente e tudo segue normal. Bem como o volume de água no Rio Pará que corta Cajuru.