Governo Municipal

Prefeitura anuncia novo LIRAa entre os dias 21 a 24 de janeiro e primeiro caso de dengue com alarme é registrado em Nova Serrana

Publicado

em

A prefeitura de Nova Serrana, anunciou na última quarta-feira dia 15 de janeiro, que entre os das 21 a 24 de janeiro, a equipe do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fará o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds Aegypti (LIRAa) de 2020.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão visitadas aproximadamente 1750 residências para coleta de possíveis amostras com focos do mosquito.

Segundo informado, o objetivo do LIRAa é nortear as estratégias de combate ao mosquito, além de contribuir para levar informações e ações onde os índices se apresentaram mais elevados.

Vale lembrar que o último levantamento apontou que 95% dos focos do mosquito da Dengue estão dentro das residências, em vasos de plantas, ralinhos de banheiro, bebedouros de animais, entre outros locais.

Desde 2017, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana tem intensificado o combate ao mosquito com contratação de agentes de endemias, realização de mutirões de coleta de lixo em lotes vagos, palestras em fábricas e escolas, dentre outras ações.

Ano novo o velho problema

Em 2020 o município de Nova Serrana já teve notificado o primeiro caso de dengue. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira (14), a capital do calçado é a primeira cidade da região Centro-Oeste a registrar um caso da doença este ano.

De acordo com o boletim da SES-MG o primeiro caso de dengue com sinal de alarme foi registrado no município, sendo Nova Serrana até o dia 14 de janeiro a primeira cidade da região a registrar este estágio suspeito de dengue em 2020.

Conforme aponta o boletim em 2019 foram 19 casos de dengue com sinal de alarme no município, deste 03 foram considerados casos de dengue graves.

Apesar de ter sido a cidade em 2019 com o maior número de casos suspeitos de dengue na região, Nova Serrana não foi a líder em casos de dengue com alarme com alarme no último ano, isso porque Divinópolis registrou 91 casos, e 04 de dengue grave.

Segundo apurado os casos de dengue com alarme ocorrem quando o quadro clínico evolui  para um estágio mais grave onde o paciente apresenta baixa de plaquetas e até alterações neurológicas.

Em toda a região

O boletim a SES-MG apontou ainda que em toda a região 21 casos de dengue grave foram registrados em 2019.

Em todo o Estado Segundo dados do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação (Sinan), 3.008 casos foram classificados como Dengue com Sinais de Alarme e 276 casos foram classificados como Dengue Grave. Não foram registrados casos graves este ano.

Quanto ao número de óbitos a região Centro-Oeste permanece com 17 mortes por dengue confirmadas em 2019, destas as cidade de Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Martinho Campos, Lagoa da Prata, e Arcos, registraram dois óbitos. Já Divinópolis, foi a cidade com mais mortes por dengue confirmadas na região, 03 ao todo no último ano.

Tendência

Sair da versão mobile