Administração
Incêndios criminosos, aterro sanitário e destinação do lixo – prefeito de Nova Serrana fala sobre medidas a serem tomadas

Desde o último fim de semana uma série de incêndios criminosos vem acontecendo no lixão de Nova Serrana. Apesar do local estar fora da área urbanizada da cidade, todos os incêndios realizados gera uma nuvem de fumaça que prejudica a visibilidade nas imediações do lixão e causam transtornos para a saúde de milhares de pessoas na cidade, que é tomada pela fumaça do incêndio.
Diante dos repetidos incêndios a redação do Jornal O Popular entrou em contato com o prefeito Euzebio Lago que apontou medidas que, segundo informado, já estão sendo tomadas, e ainda falou sobre o aterro sanitário e a situação de destinação do lixo da cidade.
Confira abaixo a entrevista com o prefeito Euzebio Lago.
O Popular (OP) – No fim de semana o lixão de Nova Serrana foi alvo de um incêndio, quais medidas são tomadas pela prefeitura para evitar esse tipo de incidente?
Euzebio Lago – Nós vamos fechar a área e vamos criar e manter uma guarita 24 horas, para vigiar o local, essa situação de invasão e incêndio vem acontecendo há vários anos e precisamos dar um fim quanto a esse problema.
OP – A prefeitura passa por um período de instabilidade quanto à situação do aterro sanitário, que seria instalado na charneca. Como anda o projeto do consórcio intermunicipal relacionado à instalação do aterro em Nova Serrana?
Euzebio Lago – O município está inserido em um Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (Cias), e neste empreendimento existe uma proposta andando junto com o consórcio da criação de uma usina de reciclagem, que é uma opção bem melhor e mais sustentável. Essa opção já foi sinalizada pelos municípios, a demanda e o volume de lixo dos municípios envolvidos no cias é muito grande, então existe essa possibilidade que está sendo avaliada e já foi pontuada como positiva pelos municípios envolvidos.
OP- O governo de Bom despacho anunciou que um aterro sanitário será instalado no município e segundo informado Nova serrana seria uma das cidades que usarão do empreendimento, esse processo já foi definido?
Euzebio Lago – Sobre o que foi noticiado pela prefeitura de Bom Despacho, nós não temos essa informação, não foi feito nenhum contato conosco pela administração do município de Bom Despacho, então não há o que falar a respeito disso, porque não fomos abordados sobre esse tema.
OP – Quanto a instalação do aterro sanitário fazenda Cantagalo, o Cias desistiu do empreendimento?
Euzebio Lago – O consórcio continua, o município já fazia parte do Cias desde 2016, apenas assumimos a vaga do município, o presidente é o Prefeito Marcílio Valadares de Pitangui, e todos os 35 municípios que estão no consórcio passam pelo mesmo problema. E uma situação complicada que precisa de definição da justiça uma vez que a fazenda está invadida novamente, então precisa ser revista à questão judicial para que seja resolvida a situação do aterro sanitário.
OP – enquanto isso o município visa outro tipo de empreendimento?
Euzebio Lago – Estamos estudando a possibilidade de tomarmos outras medidas e ações. A questão da usina de reciclagem é um projeto que estamos avaliando, poderíamos aproveitar até mesmo a área do lixão, mas estes são investimentos altos. Contudo estamos trabalhando, vamos inclusive para o Rio de Janeiro em breve, para conhecermos um projeto referente à usina de reciclagem. Estamos buscando formas de atuar e resolver o problema do lixo em Nova Serrana.
OP – Gostaria de repassar mais alguma consideração sobre o assunto?
Euzebio Lago – O problema do resíduo é um problema mundial, é um problema em todo o Brasil e Nova Serrana não é diferente, as pessoas geram lixo todos os dias e não tem ideia de onde vai parar o seu volume de lixo. Em Nova Serrana são gerados cerca de 120 toneladas de lixo por dia é muita coisa. Mas essa questão do lixo é uma luta diária e constante que estamos dispostos a enfrentar para acabar com o problema de forma definitiva em Nova Serrana.