Política

Prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral anuncia afastamento do cargo

Publicado

em

Fernando Cabral temporariamente não será mais prefeito de Bom Despacho. Durante reunião de apresentação das contas municipais, realizada na Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 16 de março, o chefe do executivo anunciou o afastamento do seu cargo publicamente.

Em seu pronunciamento Fernando Cabral afirmou que está doente e vai se afastar do cargo para tratamento de saúde. Segundo exposto pelo próprio político ele foi diagnosticado com espondilite anquilosante (doença inflamatória crônica que afeta as articulações, especialmente da coluna, ombros, quadris e joelhos). A doença é grave e se não for tratada adequadamente pode tornar-se incapacitante.

No pronunciamento Cabral afirmou que há 30 anos ele notou os primeiros sinais da doença que se agravaram no último ano, tendo assim criado bastante dificuldade para trabalho limitando ainda a qualidade de vida.

Ainda no comunicado Fernando Cabral apontou que a partir desta terça-feira, dia 17 de março, o vice-prefeito Bertolino Costa ficará a frente da Prefeitura pelo menos durante meio período. Também não foi negado pelo prefeito a possibilidade de haver uma renuncia definitiva de seu cargo para que ele se dedique exclusivamente ao tratamento.

Confira o depoimento publicado no site a prefeitura de Bom Despacho

Com a clareza e transparência que sempre caracterizou minha relação com todos, informo que dias atrás fui diagnosticado com a doença chamada espondilite anquilosante. É uma doença hereditária, de natureza autoimune, progressiva, incapacitante e incurável. É aparentada com o reumatismo, embora seja típica de jovens e não de idosos.

A despeito de incurável, a espondilite anquilosante é tratável com graus variados de sucesso. Mas os tratamentos, infelizmente, não são nem tão eficazes nem tão seguros quanto seria desejável.

Na fase que estou sofrendo agora, a doença se manifesta principalmente por dores na coluna vertebral, costelas, músculos, tendões e articulações dos braços, pescoço e bacia. Nos dias piores qualquer movimento se torna muito doloroso mesmo após o uso de analgésicos.

Mas, paradoxalmente, quanto mais tempo eu fico parado (sentado ou deitado), mais as dores aumentam e mais difícil fica reiniciar o movimento, mesmo que apenas para me levantar.

Com esta situação, tem sido difícil eu continuar a me dedicar integralmente à administração do Município como tenho feito nos últimos 7 anos. Por isto, a contragosto, decidi me afastar. Para isto, já acertei com o Vice-Prefeito Dr. Bertolino para que ele assuma a Prefeitura. Ao longo desta semana ele trabalhará comigo todos os dias. Desta forma se colocará mais integralmente a par das necessidades da Administração. Na sexta-feira, dia 20, devo formalizar meu afastamento para tratamento de saúde.

No entanto, dependendo do que acontecer ao longo desta semana, é possível que eu opte pela renúncia. É uma decisão que tomarei com tristeza, mas com a convicção de que Bom Despacho precisa de um Prefeito em horário integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se eu não estiver em condições de manter este grau de disponibilidade, então será melhor eu sair e deixar que meu vice assuma e continue a missão que os eleitores nos delegaram.

Tenho certeza de que Dr. Bertolino está à altura. Da mesma forma, tenho certeza de que os servidores e servidoras da Prefeitura Municipal de Bom Despacho estão à altura da missão que lhes cabe. Por tudo isto, sei que, unidos, e com a disposição de sempre, eles vão continuar trabalhando com afinco e dedicação para que nossa cidade seja cada vez melhor para todos.

Atenciosamente

Fernando Cabral

Tendência

Sair da versão mobile