O Atlético deixou para definir se participa ou não da Libertadores na última rodada do Campeonato Brasileiro e, por isso, precisou se contentar com o que o destino reservou. O time alvinegro venceu o Corinthians por 1 a 0 na tarde deste domingo (13), na Neo Química Arena, pela 38ª rodada da competição e ficou com uma vaga na Pré-Libertadores.


Com 58 pontos conquistados em 38 partidas, o Galo fechou a temporada 2022 com 15 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Foram 45 gols marcados e 37 sofridos, formando um saldo positivo de oito gols. Dessa forma, o Atlético terminou a competição nacional na sétima colocação, o primeiro time fora da zona de classificação à fase de grupos da Libertadores.

Além da vitória em cima do Corinthians, o Galo precisava de um tropeço do Athletico-PR, que jogou em casa contra o Botafogo. Na Arena da Baixada, as duas equipes passaram todo o primeiro tempo em branco, resultado que era bom para o time mineiro. Mas, na etapa final, o Furacão conseguiu a vitória e terminou a competição na fase de grupos.

Empatado com o Galo em número de pontos, o Furacão tem uma vitória a mais, 16 contra 15 do Galo. O número de triunfos é o primeiro critério de desempate na tabela e, por isso, o Atlético ficou atrás do Furacão. A sétima posição, sina do time alvinegro durante todo segundo turno, foi confirmada.

O ano foi bem diferente do que o Galo esperava, já que o time foi multicampeão em 2021 – conquistou o título do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Já na reta final, a torcida alvinegra esperava pelo menos uma vaga na fase de grupos, mas precisou se contentar com a disputa da fase preliminar da competição mais importante da América do Sul.

Por ter terminado em sétimo na tabela do Campeonato Brasileiro, o Galo vai embolsar, da CBF, uma premiação de R$ 31,5 milhões. Caso terminasse em nono, por exemplo, fora da zona de classificação à Libertadores, o Atlético ganharia R$27 milhões. Além disso, o clube também vai ter direito, na próxima temporada, à premiação da Conmebol, por disputar a fase preliminar do torneio continental.