Colunistas

Pós-pandemia, o que pode acontecer?

Publicado

em

Essa é a pergunta de alguns bilhões de dólares. Não tem como cravar essa resposta. Mas é possível vislumbrar tendências e mudanças no modelo de consumo, novos comportamentos dos consumidores, novos modelos de negócios. Basta dedicar tempo em pesquisar como esta sendo o comportamento das pessoas e negócios nos países onde a pandemia já foi controlada, onde já liberaram a volta das indústrias e do comércio. O que podemos aprender com eles?

Uma das primeiras mudanças que podemos notar é a mudança da dinâmica na relação entre pessoas, na relação entre empresas e na relação entre empresas e pessoas. O comportamento dos negócios e dos consumidores mudou brutalmente, nesse momento quem tem maior capacidade de se adaptar a essas mudanças sofrerá menor impacto. Abaixo quero relatar minha visão sobre alguns segmentos que acredito que será tendência e estarão em alta nos próximos anos.

  • Cuidados pessoais: acredito muito que as pessoas irão ter um cuidado maior e irão se prevenir mais. Itens como álcool em gel e máscaras serão acessórios do dia a dia. Acredito até mesmo na inclusão desses itens e acrescentaria a utilização de luvas como EPI (equipamento de proteção individual) nas indústrias.
  • Alimentação: além de ser um item de necessidade básica o segmento que teve um aumento no consumo de quase duas vezes. Porém o que vejo de mudanças e tendências é o crescimento do delivery, a busca por opções mais saudáveis, a higienização dos alimentos e itens antes de armazená-los em casa, atenção nos rótulos e nos ingredientes dos produtos/alimentos e a escolha por produtos com melhor custo benefício.
  • Tecnologia: o uso da internet e das redes sociais cresceu mais nos últimos 40 dias do que nos últimos 5 anos. Devido ao isolamento e ao distanciamento social, empresas tiveram que mudar seus modelos de negócios, muitos segmentos se renderam ao uso da tecnologia para realizarem atendimentos e procedimentos, empresas descobriram uma forma de reduzir custos operacionais com o trabalho home office, formas de otimizar o tempo com reuniões online, aumentar a produtividade e a logística com vendas por e-commerce, transformar lojas físicas em CDs (centros de distribuição e retirada de mercadorias).
  • Entretenimento/baladas: na minha visão será um dos mais impactos e um dos últimos a retomar. Mas vejo como tendência a permanência das lives ao vivo.
  • Atividade física: um termo que uso muito para esse segmento é que ele é um caminho sem volta. As pessoas vão aderir cada dia mais pela pratica de atividades físicas, os negócios desse segmento que souberem se posicionar, irão conseguir ter uma retomada muito rápida, existe ai uma demanda reprimida. O que vejo de tendência para o segmento, crescimento de aulas online, de lives instrutivas, de venda de equipamentos para pratica da atividade em casa.
  • Vestuário: acredito que terá grandes impactos e mudanças no modelo de consumo. Vejo um crescimento muito grande nas vendas pelos canais online e-commerce. Vejo diminuir lojas físicas, tanto em quantidade como também em tamanho. Uma ótima oportunidade para este setor é o sistema de afiliados.
  • Desenvolvimento pessoal: acredito que é um segmento que irá crescer muito, na modalidade ead (ensino a distância) já vem crescendo muito, mas assim que terminar o distanciamento e isolamento social, acredito que a modalidade presencial também terá grande demanda.

Busquei falar de apenas alguns segmentos pra não estender demais. Quero deixar algumas reflexões para você. Seu negócio se enquadra em algum desses segmentos? Quais as tendências e oportunidades você enxerga para seu negócio? Teve algum insight lendo esse artigo? Por favor, compartilhe comigo, envie suas mensagens para @deniobenfica.

Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

Sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para gestão de negócios.  (37) 99145-9936

 CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

 

 

 

Tendência

Sair da versão mobile