Nova Serrana
Por telefone Bombeiros repassam manobras de primeiros socorros e salvam vida de Criança recém nascida em Nova Serrana
Uma tragédia foi literalmente evitada pelo Corpo de Bombeiros em Nova Serrana. Uma criança com pouco mais de um mês de vida foi salva, após se engasgar com leite materno. Os militares deram as orientações dos primeiros socorros ainda por telefone, o que foi crucial para salvar a vida da criança.
O fato aconteceu no bairro Vale do Sol, na última segunda-feira (18/10). A mãe da criança entrou em contato com os bombeiros e foi atendida pelo Cabo Thiago Santos, que estava na sala de operações.
“Durante o atendimento recebemos a ligação da mãe, ficamos inicialmente com a sensação, diante das informações passadas pela mãe, que a criança teria sufocado no berço, mas chegamos a conclusão de que a criança estava soltando um liquido branco da boca, foi quando perguntei a ela há quanto tempo a criança teria amamentado, ela falou que teria menos de uma hora, então ficou claro que o liquido era leite”.
Seguindo o o Bombeiro Militar repassou para a família as manobras de primeiros socorros a serem procedidas, ainda por telefone. “Então pedimos a ela que fizesse um procedimento que é a sucção desse leite da boca do bebê. A mãe estava muito nervosa, não conseguiu fazer o procedimento, então pedimos a avó que fizesse a sucção, ela conseguiu fazer a desobstrução da via aérea da criança por meio desta manobra, então a gente conseguiu ouvir pelo telefone a criança chorando, respirando graças a Deus, foi quando o resgate chegou e levou a criança para o hospital”. Disse o Cabo.
A Avó da criança, identificada como Valdenice Lemos,contou que tudo foi um grande susto. “Foi um susto muito grande, ela (filha), mandou me chamar em casa, em vim correndo, já peguei a menina e fiz os procedimentos que passaram pra mim, foi qunado ela (netinha) ja foi melhorando um pouco”.
Segundo dados do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Divinópolis, em sua área de atuação, houve em 2019, 62 ocorrências de obstrução, em 2020 foi registro vinte casos a mais, chegando a marca de 82 ocorrências, e neste ano, até o momento foram registradas 60 pedidos de socorro.
Confira vídeo com matéria feita pelo jornalista parceiro do jornal O Popular, Vagner Henrique.
Foto: Reprodução Vídeo