Nova Serrana
Polícia Militar atinge marca histórica na redução criminal em Nova Serrana e região em 2023
Nova Serrana e as cidades vizinhas atendidas pelo 60º Batalhão da Polícia Militar não vivem mais tempos difíceis em relação a insegurança como em outrora. Não era raro ouvir moradores, empresários e comerciantes de Nova Serrana reclamarem sofrendo com o aumento criminal constante iniciado a partir de 2011, aumento que também se estendeu aos outros municípios atendidos pelo 60º Batalhão como: Pitangui, Perdigão, Araújos, Conceição do Pará e Leandro Ferreira. Dentre os crimes que mais afligiam os cidadãos estavam os homicídios, furtos e roubos, que ocorriam cotidianamente tirando o sossego e a paz dos trabalhadores.
Não é novidade que o crescimento populacional, principalmente em Nova Serrana, atrai investimentos e emprego para nossa região repercutindo em uma migração volumosa de pessoas de várias partes de Minas Gerais e do Brasil, sendo registrado até mesmo a presença de pessoas de outras nacionalidades em busca de uma vida melhor com trabalho e salários dignos para cuidarem de suas famílias. Porém, também aportam em Nova Serrana pessoas cujo interesse não é trabalhar honestamente e assim, como toda cidade em franca expansão, criminosos se aproveitam das relações econômicas para aplicar golpes e cometerem crimes violentos, entendendo como crimes violentos aquele grupo de delitos que afetam sobremaneira a sensação de segurança da comunidade como: homicídios, roubos, estupros, sequestros.
Na questão criminal, ainda acrescenta uma situação muito grave, o tráfico de drogas, que capta adolescentes e jovens para serem usados como vendedores de entorpecentes, resultando muitas vezes em brigas por espaços de venda desses entorpecentes onde a disputa geralmente termina em morte.
Esse cenário era real em Nova Serrana e outras cidades da região, sendo percebida uma evolução criminal ano a ano, iniciando a partir de 2011. Essa evolução criminal registrou o maior aumento de crimes violentos em janeiro de 2017, mês que ocorreram 350 crimes violentos na área do 60º BPM, uma média de quase 10 crimes violentos ocorreram por dia naquele mês de janeiro de 2017. A partir de então mês a mês e ano a ano a situação criminal foi reduzindo de forma perceptível, retornando aos cidadãos a sensação de segurança real para morar, investir e trabalharem em Nova Serrana e nas cidades vizinhas.
Em 2023 registrou-se a maior redução criminal na área do 60º batalhão desde o ano de 2011, ou seja, os números criminais regrediram ao que se registrava a 12 anos atrás. No fechamento do ano de 2023, o indicador de crime violentos registrou 345 eventos em toda a área do 60º batalhão – (Nova Serrana, Pitangui, Perdigão, Araújos, Conceição do Pará e Leandro Ferreira). Esse número permite observar que nos seis municípios, totalizando uma população de mais 160 mil habitante, desses mais de 105 mil habitantes residem em Nova Serrana, a Polícia Militar nos 365 dias do ano não registrou nenhum crime violento em 203 dias em Nova Serrana.
Lembrando que em 2011 a população de Nova Serrana era de cerca de 76 mil habitantes, ou seja, em 2023 a Polícia Militar apresenta dados criminais semelhantes ao que acontecia em 2011, mas em 2023 a população cresceu cerca de 38%, ou seja, a população de Nova Serrana aumentou mais de 29 mil habitantes.
Apenas em Nova Serrana, em comparação ao ano de 2022 os crimes violentos foram reduzidos em 24%, furtos reduziram 9% e roubos reduziram 26% e ocorreu uma redução expressiva dos homicídios consumados em Nova Serrana de 24% no ano de 2023.
Essa marca histórica merece o reconhecimento e registro, pois nada acontece por acaso, isso é fruto do trabalho bem alicerçado, praticado com dedicação pelos policiais militares do 60º batalhão que fundamentam suas ações nas diretrizes operacionais e na vontade de servir bem as comunidades que atendem e o apoio incondicional de vários atores da sociedade civil organizada.
Diante das informações, estabelece-se um cenário novo e otimista em relação a segurança pública em Nova Serrana e na região, através de muito trabalho e compromisso que fazer da nossa região um local cada vez mais próspero e seguro para se viver, trabalhar e empreender.