Governo Estadual
Polícia Civil investiga extravio de doses da vacina em UPA de São João del-Rei
A Prefeitura de São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, registrou um boletim de ocorrência para denunciar o extravio de duas doses da vacina Coronavac na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade. A Polícia Civil investiga o caso.
A responsável pela UPA disse aos policiais militares que o local recebeu 159 doses do imunizante no dia 20 de janeiro e finalizou a aplicação na última segunda-feira. Após a conclusão da vacinação dos trabalhadores, ela fez uma conferência e notou a falta de dois frascos.
Segundo a responsável, foram utilizadas 122 doses na imunização, e outras 15 foram disponibilizadas ao setor de epidemiologia municipal. Era esperado, portanto, que restassem 22 frascos, mas apenas 20 foram encontrados no estoque.
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado anteontem, as vacinas eram armazenadas em um freezer da farmácia da UPA, ao qual enfermeiros e técnicos de enfermagem teriam acesso. Não houve arrombamento nas instalações do local, que não conta com câmeras de segurança.
O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, disse que a prefeitura aguarda a conclusão das investigações para tomar as medidas cabíveis. “Se houver algum culpado, alguma pessoa que usou de má fé, ele será imediatamente demitido e vai assumir as consequências”, afirmou. “A vacina hoje vale ouro. Estamos há um ano na luta para conseguir sair da pandemia e, quando finalmente temos a vacina, precisamos passar por um papelão desse”, completou.
Segundo o secretário, São João del-Rei recebeu, inicialmente, 2.122 doses da vacina, para aplicação da primeira dose. Os imunizantes estão sendo destinados a trabalhadores da saúde.
A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar o extravio das doses de vacina na cidade.
FONTE: Por RAFAELA MANSUR – O TEMPO
FOTO: JORNAL O POPULAR – IMAGEM ILUSTRATIVA