Segurança

Polícia Civil de Minas Gerais lança alerta pelas redes sociais para localizar crianças desaparecidas

Publicado

em

Por meio do programa "Alerta Amber", os usuários receberão postagens de alerta com fotos e informações dos menores — Foto: PCMG / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) incorporou nesta quinta-feira (11) um sistema de disparos de alertas por meio das redes sociais para casos graves de desaparecimento de crianças e adolescentes. Por meio do programa “Alerta Amber”, os usuários receberão postagens de alerta com fotos e informações dos menores. O Estado é um dos primeiros do país a aderir ao sistema. Com informações de O Tempo.

O projeto é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o grupo Meta (detentora do Instagram e do Facebook). Além da PCMG, integram o projeto as polícias civis do Ceará e do Distrito Federal.

A chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, explica que o objetivo é agilizar a busca por menores desaparecidos. Ela detalha que se trata de um sistema social de alerta para evitar violência contra os menores.

“Quando registramos ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes em que há risco de lesão corporal ou morte, comunicamos ao MJSP que, em seguida, notificamos a Meta. Após análise da empresa, as redes sociais Instagram e Facebook emitem alertas aos usuários com a foto e informações sobre a pessoa desaparecida em um raio de abrangência de 160 quilômetros de distância do local da ocorrência”, explica.

Tendência

Sair da versão mobile