Nova Serrana

Poder Executivo de Nova Serrana apresenta projeto sobre estacionamento rotativo para vereadores e CDL

Publicado

em

Reunião de apresentação do sistema de estacionamento rotativo é realizada nesta segunda (9/10) - Créditos: Prefeitura de Nova Serrana

Na manhã desta segunda-feira (9/10), aconteceu no Centro Administrativo uma reunião para apresentar sobre o sistema de estacionamento rotativo. No momento, o prefeito Euzebio Lago juntamente com o superintendente de Trânsito, Julimar Silva, falaram para os vereadores e os representantes da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) a respeito do projeto que já está sendo implementado no município. Informações da Prefeitura de Nova Serrana.

Também estiveram presentes, o vice-prefeito Nelson Moreto e o secretário de Governo, Enéas Fernandes. O encontro serviu principalmente para apresentar detalhes do sistema, além de esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento na cidade.

O prefeito Euzebio Lago fez questão de ressaltar: “o que estamos fazendo é para proporcionar vagas. Nova Serrana cresceu; já não é mais o Velho Cercado, e por isso, não tem como as coisas continuarem funcionando como antes. São aproximadamente 80 mil veículos circulando.”

Acrescentou ainda o chefe do executivo: “o que acontece hoje é que às vezes a pessoa para seu carro e o deixa o dia todo no mesmo lugar, impedindo de outras pessoas estacionarem e usarem por exemplo, aquele comércio que fica à frente. Então, o outro precisa deixar o carro longe para ir até aquela determinada loja. Com o rotativo isso vai mudar, pois o acesso ao estacionamento será democratizado.”

Na apresentação, o superintendente de Trânsito, Julimar Silva, trouxe o exemplo das cidades da região, menores que Nova Serrana, e que já possuem o sistema implementado, como é o caso de Itaúna, Pará de Minas e Bom Despacho. Ele expôs ainda que depois de muito estudo sobre os modelos de implementação do rotativo, foi feita a opção por seguir o que hoje é realizado em Divinópolis.

(Fotos: Prefeitura de Nova Serrana)


Saiba mais sobre o rotativo

Primeiramente o sistema será utilizado exclusivamente para os automóveis e abrangerá apenas na parte central (hipercentro). Sendo consideradas as ruas Treze de Maio, 21 de Abril, Antônio Martins, Coronel Martinho, Jesus Martins e Dimas Guimarães.

Os vereadores chegaram a levantar durante a reunião sobre a situação dos bairros maiores, como o Planalto e Romeu Duarte. O que já está incluso no andamento do projeto. O intuito do executivo é de expandir posteriormente para outros pontos, de acordo com a necessidade.

Segundo o superintendente de Trânsito, Julimar Silva, a previsão é que o sistema já esteja em funcionamento durante o mês de novembro. A empresa vencedora do pregão fez no início deste mês a apresentação das ferramentas tecnológicas que serão utilizadas. Agora, estão sendo ajustados os últimos detalhes para a efetivação.

O monitoramento será feito por um automóvel que mostrará no sistema, em tempo real, qual foi pago e o que não foi. Para efetuar o pagamento, o usuário poderá, baixando o aplicativo, cadastrar seus veículos e adquirir os créditos pelo app, ou ainda nos pontos fixos no centro da cidade, pelo WhatsApp ou também pelo site. O valor será de $2 reais a hora e o cidadão poderá utilizar os diversos pontos abrangentes do estacionamento rotativo na cidade dentro daquele tempo.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 9h às 18h, e no sábado das 9h às 12h. Aos domingos e feriados não funcionará.

Tendência

Sair da versão mobile