Pandemia
Pesquisadores brasileiros criam teste capaz de detectar COVID em 5 segundos

Um teste desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promete detectar a COVID-19 em até cinco segundos. Inédita, a tecnologia se mostra especialmente útil para a testagem em massa da população.
De acordo com os cientistas, o diagnóstico se dá por meio da saliva do paciente, coletada por um dispositivo de plástico. Dentro dele, há um filtro capaz de medir a fotometria das moléculas da amostra. Ou seja: realizar o diagnóstico com base na análise da incidência da luz sobre o material. O aparelho é conectado a uma tela, que exibe o resultado em até cinco segundos.
O exame tem precisão estimada em 90%, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. A acurácia se assemelha à da tecnologia RT-PCR, considerada ‘padrão ouro’ na deteção da COVID-19. O resultado é normalmente entregue pelos laboratórios dentro de 24 horas.
Atualmente, o teste mais ágil de detecção do vírus é o chamado teste rápido de antígeno, que fica pronto entre 10 e 15 minutos. A precisão deste método, no entanto, costuma deixar a desejar. O Ministério da Saúde calcula que a taxa de erros para resultados negativos seja próxima de 75%.
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER