Negócios
Pesquisa mostra perspectivas de mercado para os próximos 10 anos da indústria calçadista em Nova Serrana
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou em uma reunião com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), na semana passada, uma pesquisa sobre as oportunidades e desafios para as indústrias do setor calçadista. Os dados têm como base de referência perspectivas de mercado para os próximos 10 anos.
A apresentação ocorreu com a presença de empresários do setor e associados ao sindicato, que agora terão a oportunidade de colocar em prática todas as perspectivas apresentadas e alavancar o setor pelos próximos anos.
Dados do setor
Segundo o Sindicato, no documento, foram destacadas informações de comportamento e padrão de consumo da geração Y. Além disso, foram mencionados detalhes como estilo de vida, faixa etária e preferências que ditarão as novas escolhas deste público.
Os dados mostram que há tendência de menos compras de calçados pelas novas gerações, mas ainda assim, a média atual se mantém em quatro pares por habitantes.
Decisões assertivas
Segundo o analista técnico do Sebrae Dênis Magela as avaliações servem para medir as projeções futuras e ajudar a tomar as decisões mais assertivas no setor
“Trata-se de uma visão do reposicionamento do polo de Nova Serrana com foco na sua sobrevivência e ampliação. Começamos uma parceria com os empresários, de suma importância, que é de revisitar o que foi construído e projetar para os próximos 10 anos quais serão as mudanças necessárias de estratégias, de posicionamento para que a gente possa ter a ampliação e consolidação de mercado”, ressaltou Magela.
O presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, pontuou sobre a qualidade dos produtos produzidos no polo calçadista.
“Outro ponto é o amadurecimento de mercado com produtos que atendam às necessidades do consumidor de não estar só calçado, mas estar bem calçado”, enfatizou Lacerda.
Parâmetros
Ainda conforme o Sindinova, a apresentação apontou alguns parâmetros que devem ser levados em conta pelos fabricantes de calçados. Segundo o levantamento, as empresas devem adotar uma nova estratégia e focar os produtos não somente no cliente (lojista), mas, essencialmente, no consumidor final.
Outra alternativa são as exportações que tendem a crescer nos próximos anos, seguido de produtos com alta qualidade. Calçados voltados para a sustentabilidade também ganham apreço junto ao mercado consumidor, além de ter um valor agregado maior, conforme a pesquisa.
O documento apresentado salientou que os canais de vendas on-line e a presença no mundo digital serão grandes aliados para as marcas que querem se destacar. Outros modelos de negócios também podem ser os diferenciais e garantir um maior faturamento, como é o caso da venda de calçados em supermercados.
Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas
Foto: Sindinova/Divulgação