Alimentos
Pesquisa indica marcas de pão de forma com alto teor alcoólico
Pão de forma com teor alcoólico, isso é possível? Um estudo divulgado nesta quarta-feira (10) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, do grupo Euroconsumers, confirmou a possibilidade e apontou que algumas marcas populares de pão de forma em supermercado apresentam alto teor alcoólico, o que segundo a organização é prejudicial ao ser humano, em especial grávida e bebês. Com informações de Itatiaia.
Ainda de acordo com a pesquisa, dos dez produtos analisados, seis seriam considerados alimentos alcoólicos se existisse uma legislação para a categoria semelhante à de bebidas. O álcool presente nos produtos é proveniente do processo de fermentação e do uso de conservantes. Durante todo o processo, para chegar ao resultado, a Proteste precisou analisar o teor alcoólico de dez marcas de pão de forma. Muitas delas, as queridinhas dos brasileiros: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pulmann.
Ficou concluído que apenas os pães das últimas quatro marcas tem teor de etanol abaixo de 0,5%, grau limite para quem uma bebida seja considerada alcoólica. Para se ter ideia, um dos lotes da marca Visconti, tinha teor de 3,37% e da Bauducco, de 1,17% – sendo comparada com a cerveja Brahma chopp tem 4,8%.
Durante o teste, a associação verificou, também, a incidência de algum motorista quando é testado positivamente no bafômetro após comer duas fatias de pão de forma de uma das marcas. O resultado deu positivo para aquelas pessoas que comeram duas fatias dos lotes da Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros. Sendo assim as pessoas correriam o risco de ser acusadas de embriaguez ao volante.