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Pesquisa de satisfação

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Você sabe ou mensura o nível de satisfação dos seus clientes?

Se a resposta é não, então este artigo é para você, se sua resposta for sim, este artigo também é para você.

Hoje em dia, com a atenção dos negócios voltada totalmente para proporcionar uma experiência única para os clientes através dos seus produtos ou serviços, se tornou algo ainda mais fundamental para o sucesso dos negócios ouvir o que os clientes tem a dizer e o que eles pensam sobre sua empresa, sendo positivo ou negativo. Em um mercado cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença, e ter uma pesquisa de satisfação bem estruturada pode ser um deles.

Por que se importar com a satisfação dos clientes?

Porque são os clientes a principal causa do seu negócio existir, é devido a eles que sua empresa pode ou não perpetuar no mercado.  Quanto maior o número clientes satisfeitos e maior o índice de satisfação deles, maior o sucesso do seu negócio.

Criar uma pesquisa de satisfação é algo bem simples de fazer e aplicar. Você pode criar a pesquisa virtual ou a pesquisa de urna. Para criar a pesquisa virtual, você pode contar com diversas ferramentas, quero aqui destacar a que utilizo que é grátis e de fácil manuseio e mensuração, que o Google Forms, através da plataforma você cria sua pesquisa de satisfação com perguntas abertas e fechadas, você pode colocar as perguntas como resposta obrigatória, de forma que o cliente não consiga finalizar a pesquisa sem responder todas as perguntas.

Quando finalizar sua pesquisa, você gera um link e envia para seus clientes responderem, reforce com os mesmos a importância dessas informações e que só assim você saberá o que está fazendo de certo ou errado, poderá corrigir e melhorar seu negócio para melhor atende-los.

No caso da pesquisa de urna, você pode criar um formulário e deixar exposto em sua empresa, a cada cliente que vier até o estabelecimento, alguém pede para o cliente preencher a mesma.

Eu particularmente não gosto desse modelo, pois acredito que o cliente não vai se sentir confortável em responder na hora, ele poderá finalizar sem responder todas e possivelmente não responderá com veracidade, que é o mais importante.

Hoje um dos ativos mais importantes que temos é o tempo. Por isso gosto da virtual, facilita muito a vida dos clientes e principalmente a sua vida, depois para mensurar e analisar os dados.

Dentro de uma pesquisa de satisfação você pode extrair muitas informações valiosas para seu negócio, tais como: principais objeções dos clientes, porque eles compram de sua empresa, porque eles deixam de comprar, se eles indicam para outras pessoas, qual seu grau de satisfação, sugestões de melhoria e outros dados mais vão depender de como você vai estruturar sua pesquisa de satisfação.

Pesquisa de satisfação é algo que todos os tipos de negócio, independente o porte e segmento devem fazer. É barato e se bem usadas, trazem grandes retornos para sua empresa, sua marca e seus clientes.


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