Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada quarta-feira (15), mostra que 94% dos agentes do mercado financeiro do Brasil confiam pouco ou nada na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira edição da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro” ouviu 82 executivos de casas de investimentos de São Paulo e Rio de Janeiro, entre gestores, economistas, traders e analistas.

A pesquisa indica que, para 98% dos entrevistados, a política econômica do novo governo Lula caminha na direção errada. E 78% deles acreditam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses. Com a economia piorando, há riscos, por exemplo, de descontrole inflacionário, desemprego e retração nos investimentos.

Por outro lado, ao serem questionados sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, 68% dos agentes dizem que confiam muito, 30%, mais ou menos e 2%, nada.

Entre os entrevistados do mercado financeiro, 73% acredita que o Brasil corre risco de recessão em 2023, 42% espera uma diminuição dos investimentos externos no País nos próximos anos e 90% não acredita que a política fiscal do governo atual vai sustentar a dívida pública.

O debate sobre o novo arcabouço fiscal, que vai substituir a regra do Teto de Gastos imposta no governo de Michel Temer (2016-2018), tem movimentado os investimentos desde que o terceiro mandato de Lula começou, em 1.º de janeiro de 2023.