Esportes

Pepa fixa dupla de volantes no Cruzeiro após problemas com Richard e Ramiro

Publicado

em

Matheus Jussa e Filipe Machado ganharam a condição de titulares no Cruzeiro - Créditos: Montagem sobre fotos de Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Machado e Matheus Jussa ganharam espaço juntos no meio-campo do Cruzeiro, e veem concorrência aumentar no elenco

Se Pepa ainda não conseguiu resolver o dilema no ataque no Cruzeiro, já que Gilberto e Henrique Dourado vivem uma má fase – estão sem marcar gols há dois meses -, pelo menos o treinador de um passo importante para solucionar o problema do meio-campo. Desde que perdeu Richard (por denúncias de esquema de apostas) e Ramiro (lesão no joelho direito), o comandante buscava um novo encaixe entre dois volantes. E, ao que tudo indica, ele encontrou. Com informações de Itatiaia.

Pela quinta vez consecutiva, o técnico poderá repetir a dobradinha com Filipe Machado e Matheus Jussa na faixa central de campo. A dupla vem atuando junta desde a 12ª rodada, quando o Cruzeiro bateu o São Paulo por 1 a 0, no estádio Independência.

Depois disso, Machado e Jussa foram os responsáveis pela contenção no meio-campo e no auxílio para a transição ofensiva contra Internacional e Vasco, fora de casa, e contra o Coritiba, em casa.

Segunda melhor defesa

Coincidência ou não, o Cruzeiro não sofreu gols desde desde Machado e Jussa passaram a jogar juntos. Há cinco partidas, (vírgula aqui) a equipe de Pepa não é vazada, o que mostra um equilíbrio na zaga e no meio-campo.

O Cruzeiro tem a segunda defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro, com 11 gols sofridos em 15 rodadas. O time celeste só fica atrás do líder Botafogo, que sofreu sete.

“Estou muito feliz. Trabalho muito, trabalho pra caramba, isso é fruto do meu trabalho, mas a confiança de todo mundo na comissão técnica. Venho cada vez mais entrosando com o time”, disse Matheus Jussa, ainda quando Pepa passou a dar as primeiras oportunidades ao jogador.

Jussa titular

Antes de escolher Jussa para ocupar a vaga de titular no meio de campo, o próprio Pepa precisou de um ponto de partida para entender quais os jogadores colocaria nas vagas de Ramiro e Richard. Os dois jogadores estavam bem entrosados e tinham atingido um equilíbrio importante na faixa central de campo.

“Ian (Luccas), Neto (Moura), Machado são melhores com bola do que a relação com bola do Richard, por exemplo. Mas, o Richard sem bola tinha uma abrangência ofensiva muito maior. O Jussa sem a bola já consegue fazer isso que o Richard fazia, sem bola nem tanto. Esse equilíbrio que precisamos encontrar e melhorar”, analisou Pepa ainda em junho passado.

Reforço no meio-campo

Apesar de ter encontrado uma dupla consistente, Pepa ganhou uma peça a mais para o seu quebra-cabeça. O volante Lucas Silva, de 30 anos, chega para somar e dar experiência ao elenco. E, claro, para aumentar a concorrência no meio-campo cruzeirense.

“Quanto mais jogadores de qualidade, quem ganha é o Cruzeiro. O Lucas (Silva) já é da casa, se formou aqui, tem identificação com o clube e torcida. Cara experiente, ganhou muitos títulos no Cruzeiro, sabe jogar com essa camisa, o peso que tem. Só tem a agregar. Para nós que somos mais novos, ganhamos com a experiência. Chega para somar, para conquistar grandes coisas durante o ano, e conseguir os objetivos durante a temporada”, disse Filipe Machado, à Itatiaia.

Cruzeiro no Brasileirão

Com o empate em 0 a 0 diante do Coritiba na 15ª rodada, o time celeste perdeu os 100% de aproveitamento no Independência, contando apenas os jogos pelo Brasileirão 2023. Com 22 pontos, o Cruzeiro ainda caiu uma posição e foi para 10º lugar com o complemento da rodada.

Tendência

Sair da versão mobile