Câmara Municipal de Nova Serrana

Projetos tramitam na Câmara Municipal pelo fim do voto secreto em Processo de Cassação

Publicado

em

Projetos que visam acabar com voto secreto em processo de cassação obtém mínimo de assinaturas e tramitam na Câmara Municipal

Em pleno recesso dos trabalhos parlamentares, dois projetos foram protocolados na Câmara Municipal de Nova Serrana, visando o fim do voto secreto nos processos de cassação.

Os projetos de resolução 05/2020 e projeto de emenda a lei orgânica municipal 02/2020, foram assinados por seis vereadores e em seu conteúdo alteram a redação da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara Municipal, para que o voto dos parlamentares seja aberto em caso de processo de cassação.

A pauta foi assinada pelos vereadores Ricardo Tobias, Willian Barcelos, Chiquinho do Planalto, Remirto José, Cabral e Sandro Moret.

Projetos

Caso aprovado pelos edis, o Projeto de Resolução 05/2250, conforme consta em sua redação ficará excluído o inciso IV do artigo 68 do Regimento interno da Câmara, que determina o voto secreto “no caso de pronunciamento sobre perda de mandato de Vereador, nos termos do § 2º do art. 66 da Lei Orgânica”.

Quanto a lei orgânica, será alterada conforme o projeto de emenda 02/2020, altera o § 2° ao artigo 66 da Lei Orgânica Municipal, onde determina que  Nos casos dos incisos l, II, III e IV, a perda de mandato será decidida pela Câmara por voto nominal, aberto e com maioria qualificada de 2/3 dos membros, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado na Câmara, assegurada ampla defesa.

Transparência

Segundo o vereador Willian Barcelos, autor e um dos edis que assinou as matérias, “as propostas têm o objetivo de alterar o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município de Nova Serrana, para instituir o VOTO ABERTO em processos de cassação ou perda de mandato”.

De acordo com Barcelos, a matéria já havia sido proposta anteriormente, contudo somente agora obteve as seis assinaturas necessárias para seguir a tramitação na Casa. “No início da legislatura tentamos, sem sucesso, uma proposta semelhante, mas devido à experiência recente, acreditamos que estes projetos contarão com a adesão necessária. Afinal, a sociedade precisa saber como voto cada um de seus representantes”. Disse o vereador.

De acordo com o texto do projeto de resolução a iniciativa se justifica pelo fato da proposta visar “excluir do Regimento Interno a previsão de voto secreto em caso de julgamento político de agentes pelo Poder Legislativo, para possibilitar mais transparência no exercício do mandato”.

Segundo justificado no próprio Projeto de Emenda a Lei Orgânica, a pauta “visa dar transparência ao exercício do mandato, de modo que evitar acusações e leviandades de cunho político, especialmente acerca de matéria tão importante quanto o julgamento de nossos agentes pelo Poder Legislativo”.

Confira os projetos na integra:

Projeto de Resolução 05/2020 (CLIQUE AQUI)

Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal 02/2020 (CLIQUE AQUI)

 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Tendência

Sair da versão mobile