Itaúna
Perdeu o cargo: ex-gerente da Sec. de Cultura de Itaúna é condenado por participação no 8 de Janeiro

O então gerente da Secretaria de Cultura da atual gestão administrativa da Prefeitura de Itaúna, Jean Tarcizio Alves, foi exonerado de seu cargo público após ser condenado pela participação nos atos do 8 de Janeiro, que ocorreram na sede dos Três Poderes, em Brasília, em 2023.
A condenação foi expedida no dia 17 de março de 2025 e, segundo a Prefeitura de Itaúna, a exoneração do servidor foi efetivada no dia 20 de março. Ele foi julgado por participação em associação criminosa, tentativa de Golpe de Estado e danos ao Patrimônio Público. Sua pena somada é de 14 anos, que inclui pagamento de multas no valor de um terço do salário mínimo atual, a serem cobradas repetidamente por 100 dias.
Além dessa multa, o ex-gerente terá que pagar uma indenização no valor de R$ 30 milhões, a ser quitada em conjunto com outras pessoas também condenadas por danos morais coletivos. A prisão de Jean Tarcizio Alves, inicialmente em regime fechado, conforme decisão judicial, ainda cabe recurso. A defesa do ex-gerente da Secretaria de Cultura de Itaúna disse que irá recorrer da decisão judicial e considerou levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Confira a nota do advogado de defesa de Jean, abaixo.
“Quanto aos questionamentos, informarmos que já estamos trabalhando na confecção de recurso contra a decisão que veio ao nosso Cliente. Esperamos a análise última do STF e eventual manutenção da condenação será acatada pelo Jean”.
Fonte: sistema MPA https://www.sistemampa.com.br/noticias/politica/perdeu-o-cargo-ex-gerente-da-sec-de-cultura-de-itauna-e-condenado-por-participacao-no-8-de-janeiro/