Esportes

Paulo Autuori, novo diretor técnico do Cruzeiro, começa trabalho na Toca II

Publicado

em

Paulo Autuori retorna ao Cruzeiro agora para assumir cargo diretivo no clube - Créditos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Campeão da Copa Libertadores em 1997, volta ao clube para assumir função diretiva

O novo diretor técnico do Cruzeiro já está em Belo Horizonte. Paulo Autuori chegou à capital mineira para integrar o departamento de futebol celeste. Com informações de Itatiaia.

Na tarde desta segunda-feira (7), o Cruzeiro publicou foto nas redes sociais exaltando a chegada do novo funcionário do clube.


“Paulo Autuori iniciou hoje sua trajetória como diretor técnico do Cruzeiro. Seja muito bem-vindo!”, publicou o clube celeste.

“Voltar a um clube como o Cruzeiro é um motivo de honra. Sabemos quão importante é o Cruzeiro no cenário do futebol brasileiro, e internacionalmente também. Para sempre ficará eternizado na minha mente, no meu coração, pelos momentos vividos aqui. Vejo isso com uma satisfação enorme. É uma honra e um orgulho gigantesco estar aqui”, disse, em vídeo gravado pela assessoria cruzeirense.

O que Paulo Autuori fará no clube?

Segundo Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, Paulo Autuori vai trabalhar com o futebol profissional, categorias de base e futebol feminino.

“Ele chega para desenvolver e fazer crescer toda a metodologia de trabalho do clube. Ele vem para olhar a cadeia como um todo e construir a rotina de todas as equipes, do sub-14 ao profissional, passando pelo futebol feminino”, disse Pedro Martins.

Retorno de Autuori

O Cruzeiro anunciou na semana passada que Paulo Autuori assumiria o cargo de diretor técnico. Em 1997, o profissional foi o comandante no segundo título da Copa Libertadores, diante do Sporting Cristal, do Peru, no Mineirão, em Belo Horizonte.

A decisão foi comunicada por Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, em coletiva na Toca da Raposa II.

“Para demonstrar o quanto o clube está olhando para frente, temos uma mudança no nosso organograma. O Paulo André sempre teve uma função ativa dentro do clube. Ele é o responsável pela estratégia do futebol dos dois clubes. Ele cumpriu um papel interino de diretor técnico. Dentro das atribuições dele, é impossível ele executar os dois papéis com a qualidade que gostaríamos”, disse.

Segundo Pedro Martins, Paulo André se dedicará, de forma integral, a estratégias esportivas para o Cruzeiro e para o Real Valladolid, da Espanha.

Passagens de Autuori pelo Cruzeiro

Em 1997, Autuori chegou ao Cruzeiro para substituir Oscar Bernardi, que deixou o clube logo no início da Libertadores. Além do título continental, conquistou o Campeonato Mineiro daquele ano.

Já em 1999, dois anos após a saída, o profissional retornou à Toca da Raposa como substituto de Levir Culpi. Sem levantar troféus, foi demitido depois de perder o Mineiro.

Em 2007, quando chegou para a terceira passagem como técnico, Paulo Autuori foi contratado para a vaga de Oswaldo de Oliveira. À época, com uma trajetória semelhante à segunda passagem, se desligou após uma goleada sofrida em um clássico, por 4 a 0, no primeiro jogo da final do Mineiro.

Ao todo, Autuori comandou o Cruzeiro em 86 jogos oficiais e um amistoso, com 43 vitórias, 21 empates e 23 derrotas, um aproveitamento de 49,4%.

Tendência

Sair da versão mobile