Câmara Municipal de Nova Serrana
“Para que a população esteja bem atendida e possa confiar no comprometimento desta casa”
Em entrevista exclusiva, presidente da Câmara, vereador Guilherme Bueno fala sobre harmonia dos poderes, comprometimento e ampliação dos serviços pelo Legislativo para a População de Nova Serrana
Começou na última semana oficialmente os trabalhos dos vereadores de Nova Serrana no terceiro ano desta legislatura. A casa que já foi manchada em um passado nada distante por dúvidas, escândalos e gestões politiqueiras viveu nestes dois primeiros anos, tempos distintos quanto a relação com a população e os demais poderes.
Neste ano, no entanto, a Câmara tem uma nova gestão. Guilherme Bueno (Avante) assume a cadeira de gestor da Casa Legislativa Municipal, já em seu primeiro mandato como vereador.
Diante de todos os desafios e incertezas sobre o cenário político de Nova Serrana, que caminha para as eleições de 2024, este Popular conversou de forma exclusiva com o presidente da Câmara, que falou abertamente sobre manutenção de projetos, em primeira mão anunciou novos serviços par a população e ainda, abriu o jogo sobre como pretende conduzir a casa com relação aos demais poderes. Confira!
Guilherme em seu primeiro mandato como vereador já ocupa no terceiro ano o cargo de presidente da Câmara, isso estava em seu projeto político?
Primeiramente tenho que dizer que o cargo que ocupo atualmente, que estou eleito pelos vereadores como presidente da Câmara durante o ano de 2023, é muito maior do que eu já imaginei um dia. Como empresário, estudante, educador físico, treinador, esse é até agora o meu maior desafio. Tenho encarado isso nestes primeiros dias, posso dizer que de perto vejo o quão difícil é ser o representante desta casa.
A que se dá toda essa responsabilidade e peso sobre o cargo que agora você ocupa?
Hoje a Câmara é importante para a população, as pessoas sabem o papel da Câmara para essa cidade. Sejam com serviços e votação de pautas, tendo os vereadores e vereadora realizando o trabalho tão bom para a cidade, em parceira com o executivo e com o judicial. Então somos referência e como presidente tenho que manter não somente o nível do serviço prestado, mas ampliar a proximidade da Casa com o nosso povo. Para isso eu me preparei, estive vice-presidente do vereador Cabral, e vale ressalva o bom trabalho feito pelo meu antecessor; então agora é trabalhar para errar o menos possível, sabendo que como seres humanos podemos cometer erros.
Você falou sobre a importância da Câmara para a população; a pergunta é, os serviços aqui prestados serão mantidos ao longo de 2023?
A Câmara realmente presta muitos serviços para a população através do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Escola do Legislativo, o Centro de Memórias, temos ainda a ampliação da Casa. Então primeiramente quero garantir que vamos continuar com esses serviços e ampliaremos.
Ampliar; quais são os projetos que serão incrementados?
Posso adiantar que através da Escola do Legislativo teremos o curso para terceira idade de mídias digitais (celulares e computadores), já temos uma turma fechada e o compromisso de abrirmos mais duas no próximo semestre. Também teremos na Escola do Legislativo a inserção do foco as matérias de empreendedorismo e educação financeira, a população necessita disso.
Você falou sobre ampliação de cursos, quanto aos serviços de documentação e apoio ao cidadão, existem projetos?
Sim, temos ainda a possibilidade que esperamos tornar real, que é a parceria para emissão de título de eleitor também aqui na Câmara, se conseguirmos concluir esse projeto vamos ajudar a resolver esse gargalo tão importante da cidade. Outro projeto é a Câmara Itinerante que será reativada com um formato novo, levando também o CAC para junto das comunidades. Vamos levar os serviços para os bairros. E de antemão também não podemos esquecer o projeto pioneiro, que faremos na primeira semana de março o primeiro congresso mineiro de direito, com vários palestrantes com o desembargador geral, Flávio Boson Gambogi, com a possibilidade do presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, também estar presente. Com a OAB temos o projeto com o presidente Ezequiel Silas, o curso feito para associações que pretendem receber recursos públicos. São ideias que tinha e que vamos colocar em prática.
Todos estes projetos são muito bons, mas a Câmara tem espaço para isso; a Obra de reforma tem que estar conclusa para iniciar estas ações?
De maneira nenhuma, temos uma estrutura que já atende para realização destes projetos, e como muito bem lembrado, sobre a obra pretendemos concluí-la sim esse ano, se não for possível, vamos deixar adiantada. É mais do que certo que essa obra trará muitos benefícios com o auditório com 300 lugares, que irá atender a população e de forma gratuita.
Falando agora de política, nos dois primeiros anos a Câmara se mostrou harmoniosa com os demais poderes, esse, no entanto, é um período político chave para o próximo pleito. Como a casa deve se comportar no que tange as autoridades políticas da cidade e região?
Nós precisamos demonstrar que a Câmara de vereadores tendo uma das suas funções fiscalizar o governo municipal também é um parceiro do executivo. Os vereadores aprovam leis que vão beneficiar a população, o presidente tem essa função, trazer a tona as discussões, conduzir essas discussões e tentar trazer os atores políticos da região já que agora temos um senador, deputados estaduais, deputados federais que se relacionam de maneira próxima com a política de nossa cidade. Então temos que buscar recursos para a cidade. Não cabe ao vereador fomentar temas, mas sim trazer soluções, seremos uma Câmara enxuta, repeitando gastos públicos, funcionários e vereadores atendendo bem a população de forma técnica, e aberta a todos os eventos que aqui forem realizados.
Você vem do esporte, teve sua carreira toda construída nessa vertente, como secretário, treinador e empresário. Como você pretende trazer essa bagagem, trazer o esporte para o Legislativo Municipal?
Nós já temos um projeto que realizamos na Câmara voltado as desportistas que é a medalha Rui Borborema, um projeto inclusive de minha autoria. Agora na função de presidente, vemos as lições que o esporte traz, além do físico o esporte trabalha a disciplina, que é o principal fator que levo na minha vida. O esporte mostra que mesmo quando as coisas tem tudo para dar errado você deve persistir. O esporte ensina a trabalhar em grupo, e aqui no Legislativo você deve construí as coisas com os demais vereadores e servidores, saber perder e ganhar, ou seja, irão acontecer votações que mesmo que sejam temas que Guilherme possa ser contrário, como presidente em muitas pautas não voto a não ser que haja empate no plenário, então tenho que colocar em votação e mediar isso de maneira isenta. No que for possível atender associações esportivas, já estive com o presidente da liga dos desportos. Pretendemos acompanhar de perto o cenário municipal, afinal de contas não vou deixar de lado minhas origens pelo cargo que hoje ocupo.
Guilherme, muito obrigado por ter nos atendido e concedido essa entrevista. Finalizando deixamos em aberto para suas considerações finais para a população de Nova Serrana e leitores do jornal O Popular.
Para as pessoas que votaram em mim eu tenho tentado ser aquilo que eu me propus fazer durante a campanha, ser o mais certo possível, ser verdadeiro sem um lado, meu lado é o mais justo, como vereador analiso todo projeto pensando em como ele chegará as pessoas, como aquilo chegará a população a cada região, tentando errar menos possível, sendo fiel as minhas origens, as pessoas que acreditam em mim. Sei que não vou agradar todo mundo, sei que em uma possível disputa de reeleição ao cargo de vereador acontecerá em relação ao meu trabalho como vereador. Hoje sigo tranquilo e feliz com meu trabalho porque ouço nas ruas que as pessoas estão satisfeitas com meu trabalho. Sempre vou me dedicar mais, mesmo deixando a família com menos tempo, e nossos principais eleitores são nossa família. Para nossa gente eu quero ratificar que eu pretendo seguir nesse caminho construído até agora, levando toda essa seriedade ao longo deste ano como presidente da Câmara para que a População siga sendo bem atendida e possa sempre confiar no comprometimento desta Casa.