Conecte-se Conosco

Desaparecidos

‘Onde está meu filho’: Um a cada quatro desaparecidos em Minas Gerais é um jovem de 12 a 17 anos

Publicado

em

Ligações anônimas podem auxiliar na busca pelo desaparecido - Foto: PCMG/Divulgação e Redes Sociais/Reprodução/@PacíficaLopes

Desde o dia 22 de julho, quando acorda ou coloca a cabeça no travesseiro para tentar dormir, Elesvânia Lopes, de 35 anos, moradora de Mato Verde, no Norte de Minas, se faz a mesma pergunta: “Onde está meu filho?”. A dona de casa vive a angústia da espera por notícias que levem ao paradeiro de Jhonatan Raffael Lopes, de 14 anos, que fugiu de casa após um desentendimento familiar. O caso é investigado pela Polícia Civil.

“É muito difícil não saber a resposta. Ele sempre foi um menino amável, dócil, atencioso, cuidadoso e amoroso comigo e com toda a família. Não tá sendo fácil não ter nenhuma notícia”, lamenta Elesvânia.

O sofrimento da dona de casa é também o de muitas outras famílias mineiras. De acordo com dados da Polícia Civil de Minas Gerais, de janeiro a setembro deste ano, um de cada quatro casos de desaparecimento registrados no Estado envolveu jovens com idades entre 12 e 17 anos.

Dos 4.869 casos, 1.137, ou seja, 23,2%, são de pessoas nessa faixa etária, e o principal fator relatado como o motivo do desaparecimento é o conflito familiar.

A preocupação é que após três anos em queda (entre 2019 e 2022), o percentual de jovens dessas idades que desaparecem em relação ao total de casos registrado cresce pelo segundo ano seguido – em 2022 eram 22,4% e, no ano passado, foram 22,6%.

Foto: PCMG/Divulgação e Redes Sociais/Reprodução/@PacíficaLopes – Com informações de O Tempo: https://www.instagram.com/p/DAavVtox-KY/

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade