Calçados
O toque e a força feminina na indústria calçadista de Nova Serrana
Das linhas de produção aos cargos administrativos as mulheres enfrentam barreiras e fazem a diferença na indústria calçadista de Nova Serrana
Se tratando de mês da mulher é impossível visualizar Nova Serrana sem aquelas que fazem a economia da cidade andar. Do chão das fábricas ao topo da administração das grandes empresas da cidade mulheres fazem toda a diferença.
As mulheres hoje dão seu toque de garra e beleza ao mercado calçadista, tanto na produção, quanto nas vendas ou na administração, mas esta participação no mercado não é tão simples quanto muitos pensam.
Buscar o espaço no mercado é algo complexo que para uma das referências em empreendedorismo no ramo calçadista, Cíntia Costa Soares, da empresa Via Vip, foi construído ao longo de 26 anos de trabalho.
As barreias ainda existem, e conforme aponta a empresária, em Nova Serrana, ainda há obstáculos e limitações a serem superados socialmente no mercado de trabalho que diferencia os homens das mulheres.
“As barreiras para as mulheres sempre foram maiores devido à cobrança, os julgamentos, a falta de apoio, falta de incentivo e dificuldades financeiras. Tivemos muitos avanços, mas ainda sofremos preconceito”.
Cintia ainda reforçou que em sua opinião há diferenças na forma como as mulheres são vistas no mercado, mas as habilidades e força ao longo do tempo vão mudando esta perspectiva, tendo as mulheres que permanecer firmes acreditando em sua capacidade.
“Na minha opinião não somos vistas da mesma forma que os homens. Eu particularmente como mulher tenho minha forma de empreender, negociar e nunca procurei ser igual ou melhor que um homem, mas a mulher, de uma forma geral, se preocupa mais com as pessoas, trazendo esse lado humano e cuidado pra dentro da empresa, seja com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Nada melhor que o tempo pra mostrar nossa trajetória e incentivar outras mulheres a seguirem seus projetos, sonhos e acreditarem na sua capacidade!”
A empreendedora conta que em sua empresa 65% dos colaboradores são mulheres, pelas quais ela tem admiração pelo fato de não serem somente funcionárias, são mães, donas de casa, pessoas que trabalham, estudam e ainda se preocupam em se cuidar.
“Na Via Vip somos 65% de mulheres e tenho uma admiração enorme por todas elas que conseguem fazer suas funções com atenção, cuidado, dedicação e após o trabalho ainda executa afazeres domésticos; são mães, estudantes, algumas trabalham final de semana e ainda conseguem administrar o tempo pra conseguirem se cuidar! Isso eu acho gratificante e maravilhoso”!
Por fim Cintia aconselha a todas as mulheres a sonharem alto e acreditem em sua capacidade, sua intuição, acreditando que são capazes de realizar tudo aquilo que desejam.
“Gostaria de dizer a essas mulheres que sonhem alto e acreditem em sua capacidade! Sabemos que não será nada fácil, mas sigam firme e em frente, tenham fé, ouçam a sua intuição, trabalhem muito e acreditem que vocês podem ser o que quiserem! Não se esqueçam de se cuidarem, se amarem e se valorizarem acima de tudo! Estamos em uma cidade muito abençoada que é Nova Serrana! Onde todos tem muitas oportunidades e a cada dia vemos mais mulheres empreendedoras se destacando no mercado! Estarei sempre aqui pra aplaudir vocês.”