Política
O retorno de Aécio: tucano pode ser candidato ao Governo de Minas em 2026
O deputado federal, ex-senador e ex-governador de Minas, Aécio Neves, está sempre no roll de nomes para disputar eleições majoritárias, mesmos depois da disputa com Dilma Rousseff em 2014 e do desgaste das denúncias da Operação Lava-jato, que não foram adiante.
Em 2022, quando foi candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados, teve seu aventado para a disputa ao Senado. Em 2023, faltando cerca de três anos para as próximas eleições estaduais, o tucano já é citado em várias rodas como possível candidato ao Governo de Minas.
Fontes do próprio PSDB afirmam que o projeto começou em 2022, quando o tucano teria condicionado a aliança para reeleição de Romeu Zema (Novo) ao compromisso do Palácio da Liberdade de apoiá-lo em 2026. A coligação com a federação PSDB/Cidadania não aconteceu e Zema disputou a eleição apresentando uma chapa puro-sangue, com um vice do próprio partido Novo.
De agora em diante, a costura de 2026 passa pela eleição municipal. O Partido precisaria de um candidato forte à Prefeitura de Belo Horizonte e que pudesse fortalece-lo como candidato ao Governo. No PSDB, uma ala defende o nome do ex-deputado João Leite para a PBH, mas a cúpula da legenda conversa com vários possíveis candidatos de outras siglas.