Clima - Tempo

O que é um tsunami meteorológico? Entenda este fenômeno

Publicado

em

Carros danificados à beira mar em Laguna, atingida por um tsunami meteorológico na tarde do sábado, 11 de novembro - Crédito: Divulgação/Instagram/@agoralaguna

Um tsunami meteorológico atingiu a Praia do Cardoso na cidade de Laguna, litoral sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado (11). Com informações de Itatiaia.

As ondas, que se formaram após uma mudança na temperatura e nos ventos, invadiram a praia e arrastaram carros pelo litoral. Mesmo com a violência do fenômeno, não houve feridos.

“Tsunami” é o nome dado às ondas gigantes que ocorrem no mar. Nesse caso, como o nome diz, são ondas gigantes causadas por fenômenos meteorológicos, como instabilidades atmosféricas.

Resumindo, “é um fenômeno meteorológico que acontece quando o mar avança em direção ao continente, atrelado a um sistema meteorológico atuando na região”, segundo a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil de Santa Catarina, em postagem no Instagram corporativo.

Nicolle Reis explica que esse tipo de tsunami está sempre ligado a uma mudança em um sistema meteorológico na região do ocorrido.

@estadao

TSUNAMI METEOROLÓGICO💨 Os catarinenses foram surpreendidos na tarde deste sábado, 11, com grandes ondas na praia do Cardoso, em Laguna, município ao sul de Santa Catarina. Diversos veículos e objetos que estavam na beira-mar foram arrastados pela água. Nenhuma pessoa se feriu, segundo a Defesa Civil do estado. O evento foi definido como um tsunami meteorológico. O fenômeno não era esperado por sistemas de meteorologia. De acordo com a Defesa Civil, não havia sequer previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na região neste fim de semana. Porém, a passagem de uma linha de instabilidade pelo litoral sul do estado provocou o fenômeno, conhecido por ser de “difícil previsão” e baixo índice de ocorrência. A empresa de meteorologia MetSul informou que o “meteotsunami” acompanhou uma frente de rajada de vento e chuva que avançou do nordeste e do leste do Rio Grande do Sul para o sul de Santa Catarina, levando temporais para a região de Laguna depois de horas de intenso calor. Leia mais no #LinkDaBio (🎥 @/barradocamacho/Twitter; Metsul/Reprodução/Twitter)

♬ som original – Estadão

Tendência

Sair da versão mobile