Homenagem
“O mundo só tem lugar para os fortes”, me ensinou minha mãe!
Toda vez que minhas lágrimas corriam pelo rosto, primeiro você as enxugava com seu toque de amor, e nesse momento eu me sentia acolhido por um anjo que cuidava de mim, logo depois vinha o ensinamento “filho, o mundo só tem lugar para os fortes”.
Em todos os passos de minha vida me lembro destes momentos, até mesmo quando você estava ali, deitada naquela cama de hospital, prestes a nos deixar, olhava para minhas lagrimas, e mesmo com dor, mesmo sentindo que estava mais perto de Deus, meu anjo me lembrou, “filho já não te falei que este mundo só tem lugar para os fortes?”.
Ser forte é o que me fez enfrentar esse mundo sem ter você por aqui, sem poder te tocar, ou tomar um café na mesa da cozinha, olhando para os seus olhos, aqueles mesmo, cor de mel, que olhavam para mim e entrava no mais profundo da minha alma e entendiam todos os meus sentimentos.
Você nunca precisou ser de grande estatura para mostrar sua grandeza, nunca precisou alterar o tom doce de sua voz, para mostrar o seu poder, nunca precisou de ferir para corrigir, nunca precisou de ser nada além da mãe que Deus me deu.
Um momento apenas era tudo que eu queria, para hoje poder tocar sua pele e sentir de novo o seu cheiro, a textura dos seus cabelos, e o calor do colo que quando criança me acolhia, quando adolescente me ensinava e quando adulto me consolava.
Nos momentos em que eu precisava de sabedoria, você me aconselhava com um toque divino, e eu sem entender de onde saía todo esse conhecimento, todo esse domínio de causa. Hoje eu entendo que tudo isso é um dom que é concedido por Deus somente para quem é mãe.
Não penso que você se foi, afinal toda mãe é eterna. Não da forma como queríamos, inclusive Deus, se puder mudar isso, por favor, torne as mães pessoas eternas, porque não há nessa terra alguém que faça tanta falta.
Eu por outro lado te endento Senhor, afinal, quem não quer ter a mãe por perto, a minha eu sei que o senhor a levou para ficar pertinho de ti, mas sua alma, seus ensinamentos e sua essência permanecem vivas aqui nessa terra, dentro de mim, todos os dias.
Ao olhar por esta perspectiva, eu percebo que toda mãe é eterna, pois aquilo que elas têm de melhor, o amor que nos é ensinado, é passado de geração em geração, e assim como nos momentos mais duros e felizes de minha caminhada tive mamãe comigo, após sua ida para perto de Deus, permaneço, com seus ensinamentos me ensinando a viver, dia após dia.
Dizem que ser mãe e padecer no paraíso, se isso for verdade, ser filho é crescer nos braços do paraíso.
Como homem carrego suas lembranças, seus valores. Diariamente me flagro olhando o mundo como você me ensinou, me vejo enfrentando a injustiça com o seu caráter, os inimigos com a sua bravura, assim como você lutava por minha felicidade, eu hoje luto para que siga sendo o homem que um dia você sonhou.
Sabe Deus, minhas lagrimas não pararam de cair, para falar a verdade, depois que você levou mamãe para perto do Senhor, elas até correm com mais frequência, afinal, as aflições são cada dia maiores, mais presentes, mais devastadoras.
Contudo, quando chega o fim do dia, eu me imagino sentado naquela mesa, tomando aquele café, olhando para os olhos dela, e em minha mente ecoa naquela voz doce e forte, “Lázaro o mundo só tem lugar para os fortes”. Sim parece que eu ouço a sua voz, e isso é o que me faz neste dia seguir em frente, para ser nesse mundo tudo que minha mãe, um dia sonhou para mim.
Finalizando tenho que dizer, “Mamãe, te amo para sempre! E graça a você eu me tornei forte, para conquistar o meu lugar neste mundo”.
Hoje eu Lazaro Camilo homenageio a todas as mães, pois assim como a minha, que hoje está com Deus, vocês deixam mais do que marcas neste mundo, vocês o transformam em um lugar que é verdadeiramente lindo para se viver.