Minas

Número de óbitos por dengue quase dobra em Minas em 41 dias

Publicado

em

Nos últimos 41 dias, o número de óbitos por dengue confirmados em Minas Gerais quase dobrou. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) na última semana, o número de óbitos saiu de 16 para 30 em função da doença e outros 53 estão em investigação. As informações são do jornal hoje em Dia.

Atualmente, Minas está com 87.035 casos prováveis da doença. Ainda segundo o boletim, são 52.097 casos confirmados.

Chikungunya e Zika Vírus
A SES também informou o número de casos prováveis e confirmados de outras duas doenças em Minas.

De acordo com as informações da secretaria, são 3.797 casos confirmados e outros 7.571 prováveis de chikungunya. Não há óbitos confirmados e um está em investigação.

Em relação ao Zika Vírus, são 18 casos confirmados, 71 prováveis e não há óbitos confirmados no Estado.

Saiba mais sobre as doenças:

Dengue
Conforme a Secretaria, a infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, o primeiro sintoma é febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Chikungunya
A febre Chikungunya é doença transmitida tanto pelo Aedes aegypti quanto pelo Aedes albopictus. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele, informa a SES-MG. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Zika
O Zika Vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Tendência

Sair da versão mobile