Policial

Número de furtos e roubos de veículos tem queda expressiva em Nova Serrana

Publicado

em

Redução nos índices de assaltos e furtos contra veículos foi de 45%

A cidade de Nova Serrana que por muito tempo se apresentou entre as mais violentas do estado, vem obtendo constantemente resultados que consolidam uma nova fase quanto a segurança pública municipal.

Os investimentos são inegáveis na segurança e infra-estrutura do município, que somados aos esforços da tropa do 60° Batalhão da Polícia Militar, culminam na redução de índices de criminalidade.

Entre estes índices, o Governo de Minas divulgou recentemente que a cidade obteve uma significativa queda no número de veículos furtados e roubados.

Segundo os dados divulgados pelo site Minas em Números, entre os meses de janeiro e setembro de 2017, a cidade registrou 590 crimes de furto e roubo de veículos. Contudo em 2019, a cidade obteve nos mesmos nove meses 311 registros, o que representa uma redução de aproximadamente 45%, nos registros de crimes desta natureza em dois anos.

Furtos

Furto é uma figura de crime prevista nos artigos 155 do Código Penal Brasileiro, e 203º do Código Penal, que consiste na subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem.

Esse tipo de crime é caracterizado pelo fato do delito ser cometido sem o contato com a vítima, e nesse sentido em 2017 foram subtraídos 190 veículos entre janeiro e setembro. No ano de 2019 por sua vez foram contabilizados 154 crimes no mesmo período.

Roubos

Já o roubo é o ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outro, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido a impossibilidade de resistência.

Nesse tipo de crime existe a coação pessoal do criminoso contra a vítima, ou seja, em um roubo de veículo, a vítima é abordada pelo criminoso. Esse tipo de crime no ano de 2017 entre janeiro e setembro ocorreu 400 vezes em Nova Serrana somente no ano de 2017.

Em 2019 por sua vez, conforme divulgado pelo site Minas em Números, foram registrados nos primeiros nove meses do ano, 157 vezes, o que representa uma redução de aproximadamente 60% nos índices deste delito em dois anos.

Atuação das forças de segurança

Diante dos dados apresentados o comandante do 60° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wemerson Lino Pimenta, salientou que o enfrentamento a esse tipo de crime foi traçado como uma das diretrizes da atuação da PM na cidade assim que assumiu o comando da corporação.

“Quando assumimos o comando do 60º batalhão em Nova Serrana nos deparamos com vários desafios e um destes, era sem dúvidas o enfrentamento e a redução nos índices de assaltos e furtos contra veículos. Esses crimes sempre causam um transtorno social e aumenta a sensação de insegurança popular. Assim traçamos estratégias junto com nossa tropa para diminuirmos a incidência deste tipo de crime”. Disse o comandante.

Conforme apontou o comandante foi traçadas estratégias para o enfrentamento deste crime que ocasionaram já no primeiro ano de atuação e implementação dos planos de combate à criminalidade, ocasionou em uma redução que pode ser notada nos números divulgados.

“Em nossa estratégia ampliamos o número de operações promovendo a ocupação dos principais corredores da cidade, intensificamos a apreensão de armas, promovemos o mapeamento através do serviço de Inteligência da Dinâmica do crime e ainda, trabalhamos em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil e assim já em 2018 obtivemos uma redução significativa de quase 170 crimes entre janeiro e setembro”. Apontou o comandante.

Ainda de acordo com o Tenente Coronel Wemerson Lino Pimenta, em 2019 os resultados se mantiveram em uma redução que ocorreu devido a dedicação da tropa e esforços de autoridades sociais e políticas, que culminaram em uma redução de registros destes crimes em aproximadamente 45% em dois anos.

“Com a dedicação de nossa tropa, nós conseguimos em 2019, novamente uma queda de 110 crimes registrados, diminuindo durante estes dois anos as ocorrências de furtos e roubos de veículos de 590 em 2017 para 311 em 2019, ou seja, uma redução de aproximadamente 45% nos índices deste crime”. Salientou o Comandante.

Finalizando o Comandante reforçou que socialmente esta redução pode ser ratificada com a sensação de segurança popular, que está mais presente entre os populares de Nova Serrana.

“Estes dados não significam apenas a redução da incidência criminal, mas causa um reflexo que pode ser visto diretamente na população”. Finalizou o Tenente Coronel Wemerson Lino Pimenta.

Tendência

Sair da versão mobile