Nova Serrana
Nova Serrana registra aumento de atendimentos realizados pelo SAMU em 2022
Em Nova Serrana, os atendimentos de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), registraram um aumento superior a 10% no ano de 2022 em comparação ao ano passado.
De acordo com os dados repassados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), foram contabilizados até a última segunda-feira (28/11) deste ano, um total de 3.578 atendimentos promovidos pela ambulâncias, já em 2021 foram 3.244, obtendo assim um aumento de 10,29% em 2022.
Os dados repassados a nossa reportagem também apontam que houve um aumento de 1.491 ligações recebidas na unidade entre primeiro de janeiro e 28/11 deste ano, em comparação a 2021.
No ano passado a Central de Regulação atendeu 9.691 ligações realizadas em Nova Serrana, já neste ano foram 11.182 ligações atendidas, o que representa um crescimento de 15,38% nos chamados atendidos.
Ainda relacionado as ligações, dois pontos interessantes devem ser analisados, o total de atendimentos e orientações médicas realizadas através do 192, e o número de registro de saídas de ambulâncias sem atendimento.
Até esta segunda-feira (28) foram contabilizados 2.331 atendimentos com orientações médicas feitas por meio do 192, enquanto, no ano passado 2.134 atendimentos semelhantes foram contabilizados. Sendo assim foi registrado um aumento de 197 atendimentos, ou seja 9,23% intervenções médicas por telefone em 2022.
Quanto ao número de ocorrências onde houve a saída da ambulância, mas sem a prestação de atendimento pelo SAMU, entre janeiro e 28 de novembro de 2021 a cidade registrou 535 chamados com empenho de ambulâncias sem intervenção. No mesmo período de 2022 foram contabilizados 693 ações também com empenho, contudo sem intervenção das ambulâncias.
Principais serviços prestados
As informações repassadas pelo CIS-URG Oeste, também tipificam quais foram os procedimentos que demandaram maior intervenção do SAMU foram as Causas Clínicas – 2.356 atendimentos, seguidos por causas traumáticas – 779 intervenções.
No ano de 2021 foram contabilizados 2.186 atendimentos relacionados a causas clínicas e 640 para causas traumáticas.
Ainda relacionados aos atendimentos de causas traumáticas vale ressaltar que a diferença de 139 intervenções do SAMU entre janeiro e 28 de novembro, no comparativo entre 2021 e 2022, representam um aumento de 21,71% de acidentes com traumas em populares no município.
Importante papel no desenvolvimento da saúde de Nova Serrana
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, “o SAMU foi uma conquista para a saúde pública de Nova Serrana. Não somente pelo atendimento de acidentes, mas pelo suporte clinico dado por telefone, pela atuação na transferência de pacientes em quadros graves entre hospitais e municípios, e por ser um atendimento que atua de forma cronometrada, pois busca no menor tempo possível prestar o socorro para a População, e isso em muitos dos casos é a diferença entre a vida e a morte”.
A secretária de Saúde de Nova Serrana também ressaltou que o SAMU é uma conquista para toda a região, contemplando 53 municípios com a evolução e regulação dos atendimentos de socorro e hospitalares.
Temos que enfatizar que na verdade a SAMU é uma vitória para a Região Oeste, durou em torno de oito anos, com várias pactuações com 53 municípios da região. O SAMU trouxe uma melhoria principalmente por ter organizado as portas hospitalares para receber o paciente de acordo com a necessidade de saúde que ele manifesta no momento do atendimento. Além do SUS-Fácil que também é um instrumento importante por qualificar a entrada do paciente, o SAMU faz o transporte usuário e ainda o atendimento pré-hospitalar, finalizando seu trabalho levando o paciente par a porta correta”.
Por fim Glaucia ainda destacou que o serviço do SAMU e as parcerias firmadas em Nova Serrana elevou significativamente a qualidade do atendimento na saúde municipal. “Não podemos deixar de ressaltar que a implantação do SAMU, e os convênios firmados entre o Governo de Minas, o Hospital São José e município proporcionaram um salto na qualidade de atendimento prestado a população, e esse é um legado que faz parte da transformação na saúde pública de Nova Serrana”. Ponderou Sbampato.