Maus-tratos
Nova Serrana, Pompéu e Passa Tempo vão receber R$ 117 mil para resgate de cães e gatos em situação de maus-tratos e abandono
Medida faz parte da primeira etapa do Programa Estadual de Regaste de Animais Domésticos, do Governo de Minas. Recurso é destinado para compra de veículo que será usado nas ações de resgate.
Passa Tempo, Pompéu e Nova Serrana foram as três cidades do Centro-Oeste de Minas contempladas na primeira etapa do “Programa Estadual de Regaste de Animais Domésticos”, do Governo de Minas. Com informações de g1 Centro-Oeste.
Os municípios receberão R$ 117 mil para aquisição de veículo para ações de salvamento de cães e gatos em situação de maus-tratos e abandono.
As cidades definidas assinarão convênio com o Estado com validade de 12 meses. Além dos municípios da região, o programa também contemplou Turmalina, Itamarandiba e Patos de Minas.
Critérios
Apenas municípios com até 200 mil habitantes participaram do edital. Entre os critérios de seleção estão:
- aqueles que realizam atendimento médico-veterinário aos animais de rua, da população carente ou tutelados por ONGs e protetores;
- que possuem local próprio para acolhimento dos animais resgatados em condições adequadas de acomodação e cuidados;
- que possuem parcerias com entidades ou lares temporários aptos a receber os animais resgatados.
Aquisição de veículo
Os selecionados receberão a quantia referente à aquisição de um veículo do tipo pick-up, cabine simples, motor flex e zero km.
O carro será destinado a ações de resgate de cães e gatos, vítimas de maus-tratos e abandono, desenvolvidas pelo município, visando a execução das políticas públicas de promoção do bem-estar e da proteção dos animais domésticos de Minas.
Em contrapartida, os municípios selecionados deverão promover os cuidados necessários ao bem-estar dos animais resgatados; realizar eventos de adoção dos animais; e castração e microchipagem dos cães e gatos resgatados e acolhidos pela prefeitura.
Ainda, deverão inserir as informações desses caninos e felinos microchipados no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.