Durante o evento “Conexão Minas-Saúde Regional”, realizado nesta quarta-feira (09/04), em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou uma série de investimentos para a saúde na região Centro-Oeste.
Em Oliveira contará com a implantação de um novo serviço de oncologia, descentralizando o tratamento contra o câncer e facilitando o acesso de pacientes da microrregião, antes o município estava habilitado.
Bom Despacho será sede de um Centro de Referência em Queimados, algo inédito na região, além disso, ainda terá 10 leitos de UTI pediátricos. O município também ganhará três novas unidades de saúde, ampliando o atendimento básico à população.
Formiga terá 13 novos leitos de cardiologia, além disso, receberá um aparelho de ressonância magnética, fortalecendo o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares.
Em Arcos, serão abertos 10 novos leitos de UTI, reforçando a estrutura hospitalar da cidade e sua capacidade de atender casos de alta complexidade.
Já em Nova Serrana, o Estado anunciou oito novos leitos de UTI adultos, além da ampliação do serviço de hemodiálise e a entrega de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Conexão Minas-Saúde Regional
O evento que acontece a cada 4 anos reuniu prefeitos e secretários de Saúde de 53 cidades, em Divinópolis.
Além dos anúncios, o “Conexão Minas-Saúde Regional” promoveu troca de experiências entre gestores e debate sobre os principais desafios da saúde pública regional.
Além disso, a iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de saúde nos municípios do Centro-Oeste.
Durante o encontro, gestores discutiram estratégias, desafios e ações integradas para melhorar os serviços oferecidos à população, promovendo um alinhamento regional nas decisões e investimentos.