Saúde
Nova Serrana não atinge meta de vacinação e campanha é estendida até dia 06 de setembro
Cidade ficou a 1,5% de atingir a meta de imunização e por esse motivo campanha continuará sendo realizada até a próxima quinta-feira
Mesmo com a maior cobertura vacinal entre as cinco maiores cidades da Região, Nova Serrana não atingiu a meta vacinal de 95% estabelecido para a Campanha nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS), a capital do calçado imunizou 94,13% do público-alvo contra pólio e 93,48% contra o sarampo. Ficando assim bem próximo da meta almejada.
Outra cidade que se aproximou da meta foi Formiga 93,34% do público-alvo foi imunizado contra a poliomielite e 93,74% contra o sarampo.
Divinópolis, a maior cidade da região atingiu 89,12% do público-alvo da vacina contra a poliomielite e 89,36% do público-alvo da vacina contra o sarampo e Pará de Minas atingiu 83,51% contra a poliomielite e 81,54% do público-alvo da vacina contra o sarampo.
Medidas a serem tomadas
Em Nova Serrana a Secretaria Municipal de Saúde, informou que realizará mais uma semana de vacinação para o público alvo.
De acordo com a responsável pelo setor de vacinação a campanha será estendida até o dia 06 de setembro, quinta-feira, sendo essa a data final para que os pais realizem a imunização das crianças dentro da campanha. “A orientação que nós temos da Gerencia Regional de Saúde é que os municípios que não alcançaram a meta irão trabalhar por toda a semana, em Nova Serrana estamos perto de alcançar a meta, porém em Minas Gerais das 1,02 milhões de crianças a serem vacinadas somente 90,05 % receberam as doses das vacinas até o último sábado”, pontuou Renata Fontes, responsável pela vacinação em Nova Serrana
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, após o fim da campanha em Nova Serrana, a vacinação será realizada somente seguindo o cronograma vacinal determinado no cartão de vacina das crianças.
Pelo país
Na região as cidades de Arcos, Bambuí e São Sebastião do Oeste alcançaram resultados acima da meta estipulada com aproximadamente 104% , 98% e 121% respectivamente.
Contudo os índices alcançados nestas cidades fogem em maioria os resultados obtidos em todo território nacional, isso porque até a última sexta-feira, dia 31 de agosto, segundo o Ministério da Saúde, 2,7 milhões de crianças ainda não tinham sido vacinadas.
A campanha nacional, mensura que 11.2 milhões de crianças que são o publico alvo da campanha deveriam ser vacinadas, porém até o momento somente 89,01 % foram alcançadas.
Além de Minas Gerais os estados do Rio de Janeiro, Roraima, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Pará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul não alcançaram a meta estabelecida pelo ministério da saúde.
Casos das doenças
A vacinação é importante devido a volta de notificações das doenças que vinham sendo consideradas erradicadas. No foram notificados 1.553 casos confirmados de sarampo em 2018.
Mesmo com nenhum caso notificado de poliomielite no país, a vacinação é uma precaução já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e ainda um caso foi notificado na Venezuela este ano
O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.