Conecte-se Conosco

Utilidade Pública

Nova carteira de identidade chega em novembro: é obrigatário trocar?

Publicado

em

Imagem: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

A expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está próxima em Minas Gerais, como afirma a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Segundo decreto, a nova identidade deve ser implementada até o dia 6 de novembro em todos os estados brasileiros. Com informações de Estado de Minas.

A nova carteira de identidade terá mudanças no layout e o Registro Geral (RG) será retirado do novo documento, ficando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificação única.

Para tornar o documento mais inclusivo e representativo, ele será impresso sem o campo referente ao sexo e constará apenas nome (o qual a pessoa declara no ato da emissão), não havendo mais a distinção entre nome social e nome do registro civil.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta também com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

A troca será obrigatória mas, os documentos de identidade antigos serão válidos até 28 de fevereiro de 2032. Então a população terá tempo até ser obrigada a se adequar ao novo modelo.

Para solicitar a emissão da carteira de identidade, é necessário realizar o agendamento por meio do site do Governo de Minas ou por aplicativo de celular, ou tablet. Posteriormente, o requerente deve se dirigir aos Postos de Identificação da Polícia Civil portando os documentos necessários. No mesmo site é possível acessar os endereços e horários de funcionamento e outras informações sobre o processo.

A primeira emissão da carteira de identidade no estado é gratuita.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade