Nova Serrana
Nova Base Descentralizada do SAMU é oficialmente inaugurada em Nova Serrana
Foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (6/10), a nova Base Descentralizada do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em Nova Serrana. O novo endereço conta com mais espaço e sua localização facilita o acesso para atendimentos. Informações da Prefeitura de Nova Serrana.
A nova Base fica no Km 441 da BR-262, ao lado do posto Oásis, no bairro José Silva de Almeida. O local atende o padrão das unidades SAMU e conta com estacionamento para duas ambulâncias, almoxarifado, quarto para equipe USA (Unidade de Suporte Avançado), quarto para equipe USB (Unidade de Suporte Básico) banheiro feminino e masculino, sala de área limpa, copa, expurgo e sala de telefonia.
O prefeito Euzebio Lago falou do que significa essa nova Base. “Essa nova Base vai muito além da estrutura física. Primeiro porque também estamos tirando o Samu do porão e dando a essa equipe um local digno para trabalhar e salvar tantas vidas como eles já fazem. Esses homens e mulheres são anjos sem asa que doam suas vidas para salvas outras”.
Euzebio também anunciou que o local que abrigava o Samu receberá o setor administrativo da UPA, que poderá ser ampliada. “Com a transferência do setor administrativo da UPA para o local onde ficava o SAMU, com todas as adequações é claro, a Unidade de Pronto Atendimento poderá ser ampliada e receber uma ala pediátrica”,
SAMU
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio do acolhimento dos pedidos de ajuda médica, através de ligações utilizando o número “192”. Essas ligações chegam a uma central denominada Central de Regulação Médica das Urgências.
O Médico Regulador, presente nessa Central, irá ouvir a solicitação e fará algumas perguntas para definir o nível de urgência do paciente, podendo prestar orientações ou solicitar o envio de Unidades Móveis, equipadas para prestar o primeiro atendimento no local da solicitação. Tais Unidades, conforme o tipo, são tripuladas por equipes capacitadas que reúne médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas.