A partir deste sábado (1º), América e Atlético decidem qual clube leva a taça do Campeonato Mineiro 2023. A melhor campanha da competição é do invicto Coelho, mas foi o Galo que terminou a primeira fase do torneio na liderança geral e, por isso, tem vantagens na decisão. Na Arena Independência, a bola rola às 16h30, com mando do América.

O Galo foi o dono da melhor campanha na primeira fase do Estadual, com 20 pontos conquistados em seis vitórias e dois empates, sem perder. Com isso, pode até empatar os dois jogos que confirma o título de campeão mineiro. A equipe ainda tem a vantagem de jogar a partida decisiva em casa.

Já o Coelho foi o segundo melhor colocado da primeira fase e não tem vantagens nesta decisão do Mineiro. A “bronca” da torcida americana é porque o desempenho da equipe, somando os jogos da semifinal, é melhor do que a do Atlético, que perdeu um dos jogos contra o Athletic, diferente do América, que venceu o Cruzeiro duas vezes.

América

A campanha do Coelho foi, de forma disparada, a melhor do Grupo B. Com cinco vitórias e três empates, o time somou 18 pontos, enquanto a Caldense, segunda colocada, teve apenas cinco. O time chegou à final após vencer o Cruzeiro nos dois jogos da semifinal. Primeiro por 2 a 0 e depois por 2 a 1.

O técnico Vagner Mancini teve duas semanas para preparar a equipe para o duelo contra o Alvinegro. O período foi importante para o clube recuperar o atacante Wellington Paulista e o zagueiro Éder, que estavam no departamento médico. Com força máxima à disposição, o treinador deve repetir o time que venceu o Cruzeiro, na seminal, com uma novidade, a volta de Éder, titular absoluto.

 Atlético

O time alvinegro chegou à decisão depois de ser o melhor da primeira fase e enfrentar dificuldades para superar o Athletic na semi. O Galo perdeu o jogo de ida, em São João del-Rei, por 1 a 0, com o elenco alternativo, porque estava no meio de uma decisão pela Libertadores. Depois, em BH, conseguiu vencer a equipe do interior por 1 a 0 e conquistar a classificação.

Eduardo Coudet teve duas semanas de treinamentos para fechar a equipe que enfrenta o América neste sábado (1º). O time titular não será muito diferente do que foi a campo contra o Athletic no último jogo. Dodô ou Rubens aparecem na lateral esquerda, enquanto Pedrinho e Edenílson brigam por uma vaga no meio.