Conecte-se Conosco

Política


Newton Cardoso Júnior articula sua pré-candidatura para a PBH

Publicado

em

2ª Turma do STF absolve Newton Cardoso Jr de acusações de crimes ambientais — Foto: Alex Ferreira/Camara dos Deputados – 22.5.2015

Nos bastidores, o parlamentar vem dizendo que a decisão depende de seus pares e, ao mesmo tempo, se mostra animado com a possibilidade

Um novo nome ganhou força na última semana como pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte. O deputado federal e presidente estadual do MDB Newton Cardoso Júnior vai entrar na briga e se unir a outos 12 pré-candidatos. Nos bastidores, o parlamentar vem dizendo que a decisão depende de seus pares e, ao mesmo tempo, se mostra animado com a possibilidade que, para ele, está com o cenário aberto, sem um candidato que tem a preferência do eleitorado. Com informações de O Tempo.

Fontes ligadas ao presidente do MDB dizem que a articulação da candidatura de Newton Júnior passaria por uma aliança mais ao centro, “sem o radicalismo da direita e da esquerda que hoje dominam o cenário político nacional”. Este também seria o primeiro passo para viabilizar o nome do deputado ao governo de Minas em 2026. A própria trajetória política do deputado tem esta direção. Ele apoiou Dilma Rousseff na eleição de 2014 e, dois anos depois, votou pelo seu impeachment.

O ex-deputado estadual e ex-vereador de BH, Iran Barbosa (MDB), afirmou, no início de junho, em uma entrevista para a FM O Tempo, que pretende apresentar seu nome para concorrer a uma vaga para a prefeitura da capital mineira. Caso Newton Cardoso Júnior e Iran Barbosa mantenham a posição de serem candidatos a prefeito de Belo Horizonte, o MDB teria que fazer uma convenção para definir quem seria o representante da legenda no pleito de 2024. A última vez que o MDB elegeu um prefeito da capital mineira foi nas eleições de 1985, quando Sérgio Ferrara, do então PMDB, venceu Maurício Campos, do PFL, que virou DEM e hoje é o União Brasil, com 55,67% dos votos válidos.

A disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, nas eleições do ano que vem, tem tudo para ser uma das mais intensas da história. Até o momento, pelo menos 12 nomes estão no páreo. Ou declaradamente pré-candidatos ou indicados por terceiros. São eles o prefeito Fuad Noman (PSD), o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (sem partido), o senador Carlos Viana (Podemos), os deputados federais Pedro Aihara (Patriota), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT), os deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bruno Engler (PL) e Bella Gonçalves (PSOL), os ex-deputados estaduais João Leite (PSDB) e Iran Barbosa (MDB) e o jornalista Eduardo Costa (Cidadania).

Newton Cardoso Júnior é mineiro de Belo Horizonte, tem 43 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. Foi eleito pela primeira vez em 2014, com 128.489 votos. Em 2018, quando foi para o segundo mandato, teve 69.900 votos. Ano passado, voltou a passar a barreira dos 100 mil votos. Foi eleito com 103.056 votos. Ele é filho de Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, ex-deputado federal e ex-prefeito de Contagem, e de Maria Lúcia Cardoso, ex-deputada federal e atual prefeita de Pitangui, na região central de Minas Gerais.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política