Colunistas

Na CPI da Covid o boi pode voar!

Publicado

em

Uma das pérolas da sabedoria de São Tomás de Aquilo vem recheada de bom humor nas respostas aos seus provocadores. Certa vez, cumprindo uma clausura voluntária em uma pequena cela no convento de São Tiago, São Tomás se encontrava curvado sobre obscuros manuscritos medievais, quando de repente, um jovem frade, com a espada do desafio na língua, e mostrando uma falsa preocupação entrou no ambiente e exclamou aos gritos:

– Irmão, irmão Tomás, venha ver o que se passa lá fora! Venha ver “um boi voando sobre o pátio!”

Com uma tranquilidade que contrastava com a agitação do jovem frade, o grande doutor da igreja se levantou da cadeira e saiu da cela acompanhando o “irmão” até o pátio do mosteiro. E, com a mão cobrindo a claridade do sol que lhe incomodava a visão olhou em todas as direções sem encontrar o “boi voando”.

Ao notar que São Tomás ainda olhava incansável por todo o horizonte visível, o jovem frade começou a rir com pitadas do cinismo comum aos medíocres desafiadores e disse:

– Ora, irmão Tomás… então você é tão ingênuo a ponto de acreditar que um “boi pode voar”? Onde está a sua sabedoria? Onde está a sua maturidade?

São Tomás olhou calmamente para o frade e respondeu:

– Por que não, meu caro jovem frade!

E com palavras singelas completou:

– Eu preferi admitir a possibilidade de um “boi voar” a confirmar minha suspeita, que religiosos como você, podem mentir para agredir os que ensinam a importância da verdade.

Esta passagem registrada na história, numa simples situação, me lembrou o que vejo nas CPI’s, depoimentos e interrogatórios envolvendo políticos de toda ordem, que buscam fazer sugestões hipócritas de falsas suspeitas numa verdade difícil de existir.

Tendência

Sair da versão mobile