Conecte-se Conosco

Minas

Na contramão do país, Minas tem aumento das mortes violentas

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa - Créditos: Pixabay/Reprodução

As mortes violentas intencionais aumentaram em Minas. Mais de 3 mil pessoas perderam a vida vítimas de homicídio doloso – incluindo feminicídios -, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e durante intervenções policiais. Os dados fazem parte da 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (18). Com informações de Hoje em Dia.

No território mineiro foram 3.044 óbitos em 2023, contra 2.936 no ano anterior. O aumento foi de 3,7%, na contramão do cenário nacional. No país, houve uma redução de 3,4% no mesmo período. Apesar da queda, foram 46.328 mortes violentas, o que representa 22,8 a cada 100 mil habitantes.

Na comparação entre os estados, Minas é o que teve mais ocorrências entre o Sudeste. Além disso, ocupa a sexta posição com mais registros, atrás apenas do Pará, Piauí, Pernambuco, Ceará e Sergipe.

Na série histórica, o número de 3.044 mortes em Minas é o maior registrado desde 2014. Há dez anos, foram 4.421 óbitos, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade