Justiça

Município de Divisa Alegre tem novo prefeito

Publicado

em

Divisa Alegre vai passar pela terceira eleição de prefeito desde 2022 — Foto: Divulgação - Divisa Alegre

Prefeita eleita em 2020 teve a candidatura indeferida pelo TSE.

Apesar de estarmos mais próximos das eleições municipais de 2024 do que o processo eleitoral ocorrido em 2020, ainda tem cidade mineira escolhendo prefeito. Quase três anos após o pleito que escolheu os atuais gestores dos municípios, a cidade de Divisa Alegre, no Norte de Minas, enfim, conseguiu eleger um prefeito. Com informações de O Tempo.

Ademir Alves (PP) foi eleito com 72,33% dos votos em eleição suplementar realizada neste domingo (2). Ele, que era presidente da Câmara municipal, estava interinamente no cargo desde 2022, quando a prefeita eleita em 2020, Renilda Pereira, teve que se afastar do cargo após a justiça eleitoral indeferir a chapa da qual ela fazia parte por falhas e perda de prazos na inscrição da candidatura.

Ainda no final de 2022, uma segunda eleição tinha sido realizada na cidade. Naquela ocasião, Ademir Alves chegou a ser eleito. Mas novamente a chapa foi indeferida pela justiça após serem comprovados erros na documentação utilizada para inscrição dos candidatos. Foi necessário então uma terceira eleição para escolher o prefeito.

A chapa vencedora, encabeçada por Ademir e tendo como candidato a vice-prefeito Manuel Souza (PP), recebeu 2.240 votos. O novo prefeito deixa de ser considerado interino e vai comandar o município até dezembro de 2024, quando um novo candidato, eleito nas eleições do ano que vem, assume o comando da administração municipal.

Votação

Voltaram às urnas 3.290 eleitores, o que representa 61,99% do eleitorado apto a votar nesta eleição suplementar (o eleitorado referente a este pleito era de 5.307). O percentual de abstenção ficou em 38,1% (2.017 eleitores). Foram registrados 81 votos em branco (2,47%) e 112 votos nulos (3,4%), de acordo com a Justiça Eleitoral.

As eleitoras e eleitores de Divisa Alegre que não compareceram às urnas neste domingo têm até 31 de agosto – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título, no sistema Justifica ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

Outras eleições suplementares

Além de Divisa Alegre, que volta às urnas neste domingo, outros oito municípios já realizaram novas eleições: Campestre e Espera Feliz, São Gonçalo do Sapucaí , Antônio Carlos, Ibertioga e Pedra do Anta, ano de 2021. Em 2022, Japaraíba, e, em 2023, a cidade de Lamim, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral.

Tendência

Sair da versão mobile