Abuso Sexual
Mulher denuncia assédio sexual em ônibus e aciona a Guarda Municipal, em BH
Uma mulher afirma ter sido vítima de importunação sexual dentro de um ônibus move da linha 67 – Estação Vilarinho / Santo Agostinho. O caso ocorreu na noite dessa quarta-feira (30), em Belo Horizonte. As informações são do jornal O Tempo.
O coletivo estava lotado e a vítima sentiu, por diversas vezes, que um homem, que estava perto de suas costas, tentava encostar os genitais nas nádegas dela.
Ela conversou com o motorista do ônibus, que acionou o botão do pânico para chamar a Guarda Municipal. Quando o veículo chegou à Estação Vilarinho, no bairro Letícia, em Venda Nova, vítima, suspeito e testemunhas foram interrogadas.
O suspeito negou a acusação de assédio e teve sua versão confirmada por uma testemunha. No entanto, quando todos foram encaminhados à delegacia, a pessoa que diz ter presenciado o caso se negou a ir, porque precisava voltar para casa.
Eles foram conduzidos para a Delegacia da Mulher, no bairro Barro Preto, na região Centro-Sul de BH. Após prestarem depoimentos, foram liberados.
Números
Até 1º de março, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte havia registrado cinco acionamentos do botão do assédio em 2022. Sua implementação foi em 2018.
Botão do assédio
2018 → 11 acionamentos
2019 → 31 acionamentos
2020 → 8 acionamentos
2021 → 9 acionamentos
2022 → 5 acionamentos
Foto: João Leus