Conecte-se Conosco

Saúde

Mortes em academia alertam para necessidade de se começar a praticar esportes de forma segura

Publicado

em

Duas mortes após mal súbito foram registradas em academias de BH (Agência Brasil)

Em apenas uma semana, duas pessoas morreram praticando atividades físicas em academias de Belo Horizonte. No último dia 28, um homem de 58 anos faleceu enquanto caminhava na esteira em um estúdio bairro Castelo. O outro morreu nessa segunda (2), ao sofrer um mal súbito após fazer musculação. Com informações de O Tempo.

Importante para a saúde, a prática de atividades físicas deve ser orientada. É o que destaca o coordenador de cardiologia clínica do Hospital Check Up, Rizzieri Gomes.

Em entrevista ao Hoje em Dia, ele comentou a respeito das mortes ocorridas com frequentadores de academia. E listou cuidados que as pessoas devem tomar antes e durante a prática de exercícios físicos.

Começar devagar

Quem está começando não deve exigir mais do que o corpo consegue aguentar. Rizzieri destaca que o ideal é que as pessoas não acostumadas a praticar atividades comecem devagar.

“Junto do esforço físico, vem o risco, isso para qualquer pessoa. Seja se exercitando na rua, na Academia, não importa onde for. Sempre vou recomendar que comece devagar. Se você está parado, não crie metas que não vai conseguir cumprir. Treine três vezes por semana, comece mais leve e aumente gradualmente. Faça acompanhamentos antes e depois. Tenha uma alimentação controlada, não faça uso excessivo de bebidas alcoólicas, evite cigarro. Mantenha os exames em dia”, aconselha o cardiologista.

Exames e testes em dia

De acordo com o cardiologista, antes de iniciar uma mudança no estilo de vida, as pessoas devem estar sempre com os exames atualizados.

“O grande risco é que as pessoas resolvem fazer metas para mudar o estilo de vida. Uma das mais comuns é a prática de exercícios físicos. Mas ao ficar muito tempo paradas, as pessoas não pensam se o corpo está preparado para aquelas atividades. Assim, as pessoas acabam forçando essas atividades e se submetem a acidentes. Para evitar situações assim é importante estar sempre em dia com os exames e testes físicos”, salientou.

Check-ups frequentes

Os exames não devem ser realizados somente quando for iniciar uma atividade. É importante refazê-los, para que o profissional que o acompanha esteja ciente da saúdo do aluno. Para isso, a dica é realizar um “check-up” frequente. Para Rizzieri, este procedimento deve ser feito frequentemente por todos, mesmo aqueles que não fazem atividade física.

Seguindo estas dicas, o instrutor e/ou professor da academia estará tranquilo para planejar as atividades e o aluno poderá realizá-las com mais segurança, aproveitando tudo o que de melhor o esporte pode oferecer.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade