Conecte-se Conosco

Cidadania

‘Morte’ orienta moradores de Formiga sobre obrigatoriedade do uso de máscaras

Publicado

em

Em ação de conscientização promovida pela prefeitura Cristo Redentor também faz parte da prevenção e usa máscara contra coronavírus

Após a Câmara Municipal de Formiga no Centro-Oeste de Minas Gerais aprovar uma lei que determina o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, mas sem cobrança de multa, a prefeitura do município decidiu colocar nas ruas uma personagem popular do cinema norte-americano com o objetivo inicial de orientar os moradores a respeito da importância do equipamento de proteção. Na última quinta-feira dia 02 de julho, a “Morte” – cujo nome é “Ghostface” – percorreu ruas do município para distribuir máscaras a motoristas e pedestres. A ação rendeu comentários elogiosos e críticos nas redes sociais.

Alguns seguidores das páginas da prefeitura no Instagram e no Facebook, em menor número, criticaram a ação. Um deles afirmou que o gesto era desrespeitoso com “familiares que se encontram em luto” e completou que os mineiros que morreram foram vítimas de irresponsabilidade: “muitos não pediram a morte”, escreveu.

Outros cobraram medidas mais drásticas e disseram que pouco adianta a campanha, uma vez que os moradores não iriam aderir à obrigatoriedade enquanto não fosse estabelecida punição por lei para o descumprimento. “Ridículo o modo de conscientização que usaram, só prova que estamos carentes de ações enérgicas” publicou um dos leitores.

Apesar das críticas, a campanha adotada pela prefeitura que usa a “Morte” como objeto de conscientização recebeu uma infinidade de elogios dos moradores do município. Em seus comentários, eles parabenizaram a atitude: “Legal e educativa. Dá medo e agora não fica ninguém nas ruas”, “muito criativo, parabéns” e “agora quero ver a turma sem noção sair sem máscara… olha a morte aí, gente”, publicaram três dos internautas. Procurada, a Prefeitura Municipal de Formiga declarou que a repercussão da campanha foi boa e recebeu grande apoio dos moradores da cidade. “No Instagram, apenas um comentário foi desfavorável e contestado por outros seguidores”, declarou em nota.

Segundo o município, a escolha da personagem a “Morte” para a blitz dessa quinta-feira integra um projeto maior da gestão para conscientizar os moradores a respeito da importância do uso da máscara, que se repetirá nas próximas cinco semanas às terças e quintas-feiras durante os períodos da manhã e da tarde. “A administração deu início a várias campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas. Uma delas foi colocar uma ‘máscara’ na estátua do Cristo Redentor, um dos cartões-postais da cidade”, pontuou.

O responsável pela construção do projeto é o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Rui Roble Palomo Júnior. Ele acredita que esta é uma forma alegre de alertar a população sobre métodos de combate à pandemia. “Na última terça-feira (30), o alerta foi feito pelo personagem de um astronauta, de maneira lúdica. Em tom divertido, ele chama atenção para o uso da máscara e para o distanciamento social”, afirmou.

Situação em Formiga

Balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado nesta sexta-feira (3) indica que Formiga concentra 168 moradores infectados com o coronavírus. Até o momento, uma morte aconteceu na cidade em função da doença. A prefeitura anunciou que está construindo um laboratório próprio para testar pacientes com suspeita de Covid-19.

Uma das preocupações é um surto de Covid-19 constatado na Penitenciária Regional de Formiga. Inicialmente, seis detentos diagnosticados com o coronavírus precisaram ser isolados em uma cela na enfermaria e não apresentaram outras complicações de saúde. Relatório mais recente do município aponta que nove casos foram confirmados na unidade prisional por testes e outros 29 diagnosticados por critério clínico.

 

 

Fonte: Por Lara Alves – O Tempo

Fotos: Divulgação Prefeitura de Formiga

 

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade