Governo Estadual
Montes Claros investiga contaminação por coronavírus em estudante de medicina
Um jovem de 19 anos deu entrada nesta quarta-feira (26) em um hospital de Montes Claros no Norte de Minas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus -– causador da doença Covid-19. No entanto, o paciente ainda não entra na listagem da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em boletim divulgado também na quarta, a pasta informa sobre dois casos, ambos em Belo Horizonte.
O caso de Montes Claros trata-se de um estudante de medicina que estava na Itália em uma viagem de turismo. Ele retornou ao Brasil há sete dias e nesta quarta foi atendido Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com um quadro febril, como confirmou ao jornal O Tempo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Mara Ribeiro.
A chegada do estudante gerou apreensão no Hospital e na cidade, uma vez que o atendimento do pronto-socorro chegou a ser interrompido, no entanto, a coordenadora garante que isso não teve relação ao jovem e sim ao recebimento de um caso suspeito de sarampo, uma vez que o Ministério da Saúde estabelece esse protocolo.
Segundo a coordenadora o paciente apresenta sintomas leves e já foi liberado para fazer a quarentena em casa.
“Ele deu entrada no hospital com um quadro de sintomas gripais leves, como ele veio de viagem para Itália o quadro entra como suspeito e notificamos a SES. No entanto, ele foi liberado ontem (quarta) mesmo para a casa onde ficará de quarentena e será monitorado”, afirmou Mara Ribeira. Ela ressaltou que o diagnóstico do jovem com suspeita de coronavírus ainda está sob investigação.
Ela explicou que o paciente e a equipe médica durante esse período vão aguardar o resultado de exames laboratoriais de material recolhido, a ser realizado na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
Fonte: O Tempo