Alimentos
Ministério divulga 11 marcas de azeite impróprios para consumo; veja lista
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou a lista de 11 marcas de azeite de oliva que foram classificadas como impróprias para consumo após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. As marcas desclassificadas por não atenderem aos padrões de qualidade estabelecidos incluem: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
Os produtos foram considerados fora dos parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012 e algumas marcas, como Serrano e Cordilheira, já haviam sido proibidas pela Anvisa anteriormente, reforçando a suspeita de fraude.
O Mapa também alerta supermercados e atacadistas sobre a responsabilidade de comercializar esses produtos, indicando que a venda de itens desclassificados e de procedência desconhecida pode acarretar penalidades conforme o Decreto nº 6.268/2007.
Foto: Reprodução/Pexels – Com informações de Jornal Folha Vitória: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/10/2024/ministerio-da-agricultura-divulga-lista-de-marcas-de-azeite-de-oliva-improprios-para-consumo