Conecte-se Conosco

Abuso Sexual

Ministério da Justiça envia ao STJ pedido da Itália para Robinho cumprir pena por estupro no Brasil

Publicado

em

Ministro Justiça, Flávio Dino disse em janeiro que Robinho pode cumprir a pena no Brasil 

O Ministério da Justiça enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o pedido da Itália para que o jogador Robinho cumpra pena por estupro coletivo cometido contra uma jovem no país europeu. A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, no final da noite dessa quinta-feira (23).

“O Ministério da Justiça recebeu o pedido da Justiça italiana sobre o ex-jogador Robinho. A admissibilidade administrativa foi efetuada e houve a remessa ao STJ, em cumprimento à Constituição Federal. A tramitação jurisdicional foi iniciada”, escreveu Dino em uma rede social.

O governo da Itália fez o pedido às autoridades brasileiras em 17 de fevereiro. Além do jogador, o pedido inclui Ricardo Falco, amigo do ex-atacante.

A Justiça italiana já tinha pedido, no fim do ano passado, a extradição do ex-jogador, mas a constituição brasileira não prevê a extradição de brasileiros. No entanto, Flávio Dino disse, em janeiro deste ano, que Robinho poderia ser preso no Brasil, caso o governo da Itália formalizasse o pedido.

Andamento

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, determinou já nesta quinta-feira (23), a citação de Robinho no processo de homologação da sentença italiana em que ele foi condenado a nove anos de reclusão pelo crime de estupro coletivo.

Na decisão, a ministra intimou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que, “em consulta aos bancos de dados à sua disposição”, indique um endereço válido para a citação do jogador.

A citação é a primeira fase do processo de homologação. ‘Ao dar prosseguimento à demanda, a presidente do STJ destacou que, em exame preliminar, o pedido atende aos requisitos legais para homologação’.

Entenda

Em 2017, um tribunal de Milão declarou Robinho e outros cinco brasileiros culpados de estuprar uma mulher depois de dar bebida alcoólica para ela em uma boate. A condenação foi confirmada por um tribunal de apelação em 2020 e validada pela Suprema Corte da Itália no ano passado. O jogador nega as acusações.

Revelado pelo Santos e com passagem pelo Galo, Robinho fez mais de 100 partidas com a camisa do Brasil e jogou em alguns dos principais clubes da Europa, como Real Madrid, Manchester City e Milan.

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política