Policial

Mineração clandestina: moradores relatam rotina de ameaças e agressões em Minas

Publicado

em

Mineração clandestina leva medo a moradores de vários distritos e povoados em Minas Gerais - Créditos: Reprodução/PMMG/Semad

Reportagem da Itatiaia ouviu relatos de moradores que são agredidos e ameaçados; denúncia levou à operação da PM contra ação ilegal em Barão de Cocais

Grandes tratores retirando material e carretas circulando durante a madrugada. O terreno é iluminado por um sofisticado e estruturado esquema de luz artificial. Homens com armas de grosso calibre fazem a escolta dos veículos e dos profissionais clandestinos. Com informações de Itatiaia.

Este é o cenário da exploração ilegal de minério em áreas de Barão de Cocais e Santa Barbará, municípios da Região Central de Minas Gerais.

Os mineradores clandestinos são tão ousados que invadem propriedades rurais particulares e até terrenos da mineradora Vale para retirar ilegalmente o minério.

A reportagem da Itatiaia acompanha a situação há quase 30 dias. Moradores denunciam que a prática criminosa está ocorrendo em comunidades e distritos das duas cidades.

“Conceição do Rio Acima, Paiol, Rico Acima, em vários lugares o minério tirado ilegal está prejudicando muito os moradores. É tão bem organizado que eles tem olheiros para ver se a polícia está chegando. Tem gente com arma de fogo. Era um lugar tranquilo de se viver, hoje está difícil, com muitas agressões e ameaças”, diz uma mineradora que não se identificou por questões de segurança.

Ela conta que os mineradores clandestinos intimidam, ameaçam e até agridem pessoas que eles desconfiam que possam estar envolvidos em denúncias.

“As pessoas denunciam, mas parece que a denúncia chega ao ouvido daqueles que estão roubando o minério. Eles ainda estão indo agredir as pessoas que estão denunciando”, relata uma moradora.

A reportagem Itatiaia conversou com vários moradores que confirmaram esses detalhes, mas não quiseram gravar entrevistas, mesmo no anonimato, temendo represálias.

Créditos: Reprodução/PMMG/Semad

Tendência

Sair da versão mobile