Curiosidade
Mineiros confundem Ucrânia com Urucânia, em Minas, e áudios viralizam
Áudios atribuídos a mineiros nas redes sociais mostram a confusão dos supostos moradores com o nome da cidade mineira Urucânia e da Ucrânia, que está em guerra contra a Rússia a mais de um oceano de distância do Brasil. As informações são do jornal O Tempo.
“Eu estava vendo no jornal aqui agora e estou ficando preocupado com esse trem. A Rússia está entrando para o lado de cá e, se eles conquistarem Urucânia, se forem direto, pegam Ponte Nova. Ponte Nova é forte, mas se pegar por cá, vão pegar Urucânia, Oratório, Amparo do Serra. Eu estou preocupado com esse trem dessa guerra agora”, diz um dos dos áudios, carregado de sotaque tópico do interior de Minas.
A conversa foi compartilhada na rede social TikTok, onde tem 291 mil visualizações e rapidamente chegou ao Twitter também. Confira os áudios:
Áudios atribuídos a mineiros nas redes sociais mostram a confusão dos supostos moradores com o nome da cidade mineira Urucânia e da Ucrânia, que está em guerra contra a Rússia a mais de um oceano de distância do Brasil.
🎥: Tik Tok/ Lucas Germano. pic.twitter.com/JvghSaNaRP
— O Tempo (@otempo) February 27, 2022
Urucânia fica na Zona da Mata e tem uma população de pouco mais de 10 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A confusão entre os nomes rendeu comentários no Twitter, confira:
Alguém sabe a distância de Urucânia pra Belo Horizonte? Tô com medo desse trem chegar aqui sô #belohorizonte #urucania #Guerra pic.twitter.com/dSzLKubzjn
— Ygнσя Fuяacãσ! 🧜♀️ (@yghoralex) February 27, 2022
vi no zap que a russia está atacando a urucania por isso evitem a região de santa cruz e confesso que ri
— Esdruxu.lice (@alicebiruta) February 24, 2022
Não é a primeira vez que mineiros confundem uma cidade do Estado com um território em conflito do outro lado do mundo. Em 1967, após Israel declarar guerra contra a Jordânia, no Oriente Médio, moradores da cidade de Jordânia, no Vale do Jequitinhonha , preparam-se para se defender contra as tropas. A história é documentada no curta-metragem “A hora do primeiro tiro”, de Gustavo Jardim.
A HORA DO PRIMEIRO TIRO from Gustavo Jardim on Vimeo.
Foto: Imagem ilustrativa web