Ciência

Mineira de 11 anos ajuda a criar nova fórmuIa para calcular raiz quadrada

Publicado

em

A inovação foi apresentada em revista nacional de matemática (Divulgação/Colégio Santa Maria Minas)

‘Regressão de Júlia’. Esse é o nome da fórmula inédita para o cálculo de raiz quadrada desenvolvido pelo professor de matemática Frederico Ferreira de Pinho Tavares a partir do insight de sua aluna Júlia Helena Pimenta Ferreira, à época com 11 anos. O método da menina deu tão certo que foi parar até em uma das revistas científicas mais importantes do país. Com informações de Itatiaia.

Método de Júlia que serviu de modelo para a criação da Regressão de Júlia. (Fonte: Jornal Nacional/ Divulgação)

A fórmula foi criada em abril de 2022, a partir de questionamentos de Júlia no Colégio Espanhol Santa Maria – Minas, unidade Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte. Ela, que sempre foi fã de matemática, disse que a repetição dos resultados na atividade pedida pelo professor chamou a sua atenção.

“Descobri o jeito novo de calcular raiz quadrada depois que o Fred pediu para a gente calcular o quadrado dos números 10, 11, 12, 13, 14 e 15… Eu fui calculando e, quando terminei, vi um padrão entre os números”, contou. “Eu não sabia se esse padrão valia apenas para os números da atividade ou para todos. Como não era muito boa na multiplicação, pedi para minha amiga Laura Russo calcular”, acrescentou.

Ao finalizarem o teste, as meninas se surpreenderam com os resultados e levaram a descoberta para o professor. Foi então que Fred passou a pesquisar sobre a raiz quadrada e se alguém já tinha pensado nisso antes. “A partir desse insight numérico, os alunos podem calcular raízes quadradas de valores que antes não se calculava. Por que não se calculava as raízes quadradas de grandes quantidades? Porque a gente não tinha um processo padrão para seguir”, explicou.

O docente ficou impressionado e, aplicando conhecimentos avançados, após um ano de estudo, Frederico chegou à fórmula. Em homenagem à estudante, batizou-a de Regressão de Júlia e apresentou o resultado na Revista do Professor de Matemática, veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Matemática.

Tendência

Sair da versão mobile