Defesa civil
Minas tem mais de 40 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Em meio às fortes chuvas que atingem o Estado, Minas Gerais registra 42 cidades em situação de emergência. Os dados constam em boletim divulgado nesta quinta-feira (1/11) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Confira, ao fim da matéria, a lista dos municípios. As informações são do jornal O Tempo.
Conforme o balanço, as chuvas no estado fizeram com que 4.462 pessoas precisassem deixar as próprias casas. São 956 desabrigados — quem precisou de ficar em abrigos públicos — e 3.506 desalojados — quem se realocou em casa de amigos ou parentes.
No atual período chuvoso, duas pessoas morreram em decorrência da chuva. Ambas as vítimas são idosos, um de Piraúba e outro de Bom Jesus do Galho.
Ainda conforme a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, foram registrados estragos relacionados à chuva em algumas cidades. Em Itabirito, na Região Central de Minas, um temporal provocou o transbordamento do Córrego Carioca. Ruas do município foram alagadas.
Em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha, 16 pessoas ficaram desabrigadas e 204 desalojadas após um forte temporal. Duas comunidades ficaram isoladas e três ilhadas devido a pontes danificadas e a danos em estradas vicinais.
Já em Alto Rio Doce, na zona da mata, uma cabeça d’água – ou seja, um aumento repentino do volume e força de um rio – atingiu a comunidade de Cajanga e provocou queda de barrancos, afetando uma residência.
Lista de cidades em situação de emergência:
- Alfenas
- Capetinga
- Aracitaba
- Alto Rio Doce
- Lassance
- São João Del Rei
- São Gonçalo do Sapucaí
- Senador Firmino
- Barbacena
- Visconde do Rio Branco
- Antônio Carlos
- Muriaé
- Urucânia
- São sebastião da Vargem Alegre
- Paula Cândido
- Presidnte Bernardes
- Guiricema
- Cana Verde
- Poço Fundo
- Santa Rita de Caldas
- Alpercata
- Trê Corações
- Nova União
- Carandaí
- Monte Santo de Minas
- Piedade do Reio Grande
- Capitão Enéas
- Campos Gerais
- Sacramento
- Juruaia
- Paiva
- Açucena
- Piraúba
- Barão de Monte Alto
- Cabo Verde
- Silverânia
- Muzambinho
- Rio Piracicaba
- Luisburgo
- Uberaba
- São João do Paraíso
- Cajur
Foto: Gil Leonardi / Imprensa Minas